Chico Rocha. Crédito: Delfina Rocha.
O Instituto Moreira Salles (IMS), do Rio de Janeiro, e a Terra da Luz Editorial, do Ceará, abrem no dia 25 de abril, às 19h, a exposição “O fotógrafo Chico Albuquerque, 100 anos“, que ocupará os dois andares do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC) do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ne poderá ser visitada até o dia 02 de julho. Esta será a mais completa mostra sobre a sua obra, somando cerca de 400 fotografias, além de objetos, livros, recortes, exibição de filmes. A mostra abre o festival Maloca Dragão, que este ano tem como tema “It’s All True, Orson Welles – 100 anos de Chico Albuquerque”.
Nascido há 100 anos (25 de abril de 1917) e falecido há 16 (26 de dezembro de 2000), “Seu Chico” como era chamado por tantos amigos, colegas e admiradores de sua obra, foi o precursor da fotografia na publicidade no Brasil e fez escola com sua arte que foi, é e será sempre uma grande referência.
Muitas fotografias serão expostas pela primeira vez no Ceará. Elas são parte do acervo de cerca de 75 mil imagens produzidas pelo fotógrafo cearense em São Paulo entre 1947 e 1975, que está preservado na Reserva Técnica Fotográfica do Instituto Moreira Salles por meio de convênio com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo. Esse material foi digitalizado no IMS, que fez, em seguida, um minucioso trabalho de recuperação das imagens, boa parte delas bastante degradadas.