O 34º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que acontece de 9 a 15 de novembro no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, inicia no dia 12 deste mês a Mostra Cine Ceará Itinerante, realizada em parceria com o Banco do Nordeste. A circulação vai aportar no CCBNB Cariri, em Juazeiro do Norte, Ceará, no dia 12 às 15h; no CCBNB Sousa, na cidade de Sousa, Paraíba, no dia 13 às 15h30; e no CCBNB Fortaleza, no Centro da capital cearense, no dia 21 às 15h. Voltada a público de todas as idades, a programação tem acesso gratuito. Em exibição o curta-metragem “Almadia”, animação de Mariana Medina, e “Memórias da chuva”, documentário de Wolney Oliveira.
“Almadia” (Animação. 8’. Brasil. 2024) concorre na Mostra Olhar do Ceará nesta edição do festival. O curta participou do 13º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba (Mostra Pequenos Olhares) e do III Muído: Festival de Cinema de Campina Grande – Mostra Mundaréu.
O longa-metragem “Memórias da chuva” (Documentário. 79 min. Brasil. 2023) teve exibição especial na edição de 2023 do Cine Ceará. No mesmo ano, participou da seleção do 44º Festival de Havana, em Cuba, da Seleção Oficial do 51º Festival de Cinema de Gramado, e foi premiado como Melhor Filme pelo Júri Popular no 18º Fest Aruanda Festival do Cinema Brasileiro, em João Pessoa (PB), onde foi agraciado também como Melhor Edição pelo Júri Oficial. Em agosto de 2024 esteve na 13ª Mostra Ecofalante de Cinema.
O 34º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira. Parceria: Canal Brasil e Sales e Medeiros Advogados. Conta ainda com o patrocínio direto da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), e da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, e com o patrocínio do Banco do Nordeste, da Ambev, da Freitas, do Itaú, da Nacional Gás e da Esmaltec através da Lei Rouanet.
SINOPSES E FICHAS TÉCNICAS
Almadia (Mariana Medina. Animação. 8’. Brasil. 2024)
Sinopse: Em meio à paisagem nordestina, uma história que entrelaça a jornada de um jangadeiro ao mar com as emoções enfrentadas pela família em terra firme. Destacando a luta individual de cada personagem contra seus próprios desafios. XIV Edital de Cinema e Vídeo – Produções Secult Ceará.
A diretora: Mariana Medina é sócia, diretora, produtora e roteirista da Tusche Produções. Criou, roteirizou e produziu a série animada para a televisão “Um Conto Em Cada Ponto” (Ancine/ EBC). É roteirista e produtora do primeiro longa-metragem em animação do Ceará financiado com recursos públicos: “Todo Mundo Já Foi Pra Marte”, selecionado no edital Secult CE/ Aldir Blanc.
Memórias da Chuva (Wolney Oliveira. Documentário. 79 min. Brasil. 2023)
Sinopse: A população de Jaguaribara, pequena cidade no interior do Ceará, nordeste do Brasil, é forçada a abandonar sua terra natal. O vale fluvial da região será transformado em uma enorme barragem que levará água para a cidade de Fortaleza, a única metrópole do estado. A mudança trará mais perdas do que benefícios, e da antiga cidade só ficarão lembranças.
Ficha Técnica
Direção: Wolney Oliveira.
Produção Executiva: Helena Colaço.
Roteiro: Wolney Oliveira e Margarita Hernández.
Direção de Fotografia: Rogerio Resende, Thiago Oliveira e Eusélio Gadelha.
Som: Lenio Oliveira, Leo Oliveira.
Produtores: Danilo Mattos, Juliana Lins, Rosa Freire.
Trilha Sonora Original: João Victor Barroso.
Montagem: Tiago Therrien e Wolney Oliveira.
Desenho de Som: Érico Paiva e Big Frog Studio.
O diretor: Nascido em Fortaleza, Ceará, Wolney Oliveira é diretor, roteirista e produtor formado em Cinema pela Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de los Baños, Cuba. Com nove curtas e sete longas-metragens no currículo, já competiu em diversos festivais no Brasil e em países como Itália, Cuba e México. Entre seus curtas-metragens estão ‘El invasor marciano’ (1988), ‘Los regalos de Don José’ (1990) e ‘Sabor a mí’ (1992), e entre os longas, os documentários ‘Lampião, Governador do Sertão’ (2024), ‘Memórias da Chuva’, (2023), ‘Soldados da Borracha’ (2020), ‘Os últimos cangaceiros’ (2011), e a ficção ‘A Ilha da Morte” (2006). Dirigiu também os documentários “Borracha para a Vitória” (2004) e “Milagre em Juazeiro” (1999). Seus filmes têm recebido até hoje 22 prêmios, no Brasil e no exterior.
Filmografia
“Lampião, Governador do Sertão”, doc., 90’. 2024.
“Memórias da chuva”, doc., 77’, 2023.
“Soldados da borracha”, doc., 2020.
“Os últimos cangaceiros”, doc., 79’, 2011.
“A ilha da morte”, ficção, 88’ min., 2006.
“Borracha para a vitória”, doc., 55’, 2004.
“Milagre em Juazeiro”, doc. 83’, 1999.
SERVIÇO
34° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 9 a 15 de novembro de 2024 em Fortaleza. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com. Toda a programação tem acesso gratuito.
Mostra Cine Ceará Itinerante
Dia 12/nov – Às 15h no Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB Cariri (Rua São Pedro, 337 – Centro, Juazeiro do Norte-CE)
Dia 13/nov – Às 15h30 no Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB Sousa (Rua Cel. José Gomes de Sá, 07 – Centro, Sousa-PB)
Dia 21/nov – Às 15h, no Centro Cultural Banco do Nordeste – CCBNB Fortaleza (R. Conde d’Eu, 560 – Centro, Fortaleza-CE).
Ingressos distribuídos na entrada, respeitando a capacidade de público de cada local. Classificação indicativa da sessão: livre.