Arquitetos promovem mesa-redonda no MAUC sobre o tombamento da sede da Fundação Waldemar Alcântara

Nesta sexta-feira, dia 31 de janeiro, às 9h30, o Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC/UFC sediará a mesa-redonda “Notas sobre a Instrução de tombamento do edifício-sede da Fundação Waldemar Alcântara (FWA)”. O evento será moderado por Ricardo Paiva, professor do Instituto de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC, e reunirá três arquitetos cearenses: Bruno Braga, Daniela Alcântara e Romeu Duarte. O evento é aberto ao público.

O encontro tem como objetivo discutir o documento que formaliza o pedido de tombamento da sede da Fundação Waldemar Alcântara, instituição privada sem fins lucrativos e sem vínculos políticos – partidários, que trabalha na promoção e construção de uma memória histórica e bibliográfica do estado do Ceará.

Sobre os participantes

Bruno Melo Braga – é graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo CAU-UFC (2008) e possui mestrado em Arquitetura e Urbanismo pelo PPGAU+D-UFC (2017). Professor efetivo de Projeto Arquitetônico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC e do Curso de Especialização ‘Projeto Arquitetônico Contemporâneo: teoria e prática’, do Departamento de Arquitetura, Urbanismo e Design da UFC.

Maria Daniela Alcântara – arquiteta e urbanista pela Universidade de Brasília (1991) com Máster na Universitat Politècnica de Catalunya (1996). Desde 1991, tem colaborado em ateliers de arquitetura no Brasil, Espanha e Portugal.

Romeu Duarte – arquiteto e urbanista, professor do CAU-UFC (desde 1991), do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design e do Curso de Especialização em Projeto Arquitetônico do Centro de Tecnologia da UFC, Mestre e Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAUUSP. Atualmente, exerce o cargo de presidente do Comitê de Patrimônio Cultural da UFC.

Fundação Waldemar Alcântara

O edifício-sede da Fundação Waldemar Alcântara foi projetada na década de 1970 pelo arquiteto cearense Neudson Braga para ser a residência do casal Dolores e Waldemar Alcântara e se mantém – com ligeiras adaptações para abrigar seu novo uso – como um dos raros exemplares da arquitetura residencial unifamiliar moderna que resistiram às grandes transformações urbanas de Fortaleza nos últimos 40 anos. No documento “Instrução de Tombamento do Edifício – Sede Fundação Waldemar Alcântara – FWA”, objeto de discussão da mesa-redonda, procura-se demonstrar as razões que fundamentaram a preservação dessa antiga residência, hoje sede da instituição fundada em 1983.

A FWA trabalha na promoção e construção de uma memória histórica e bibliográfica do estado do Ceará. Para alcançar esse propósito, vem desenvolvendo projetos que incidam no campo da pesquisa histórica, da catalogação de documentos e na produção de conteúdo, principalmente, editorial. Além disso, a instituição mantém três acervos que contam a atividade pública dos ex-governadores Waldemar Alcântara e Lúcio Alcântara e do ex-deputado federal Leonardo Alcântara, abrangendo a vida política cearense desde 1946. Entre eles, a Biblioteca Labirinto, que conta com cerca de 19 mil livros, 700 periódicos e 203 folhetos sobre diversas áreas do conhecimento, que foram garimpados pelo bibliófilo Lúcio Alcântara. Além disso, a instituição propõe-se a promover palestras e ciclos de debates voltados para assuntos no campo de sua atuação de interesse da sociedade.

SERVIÇO

Mesa-redonda “Notas sobre a Instrução de tombamento do edifício-sede da Fundação Waldemar Alcântara (FWA)” – 31 de janeiro (sexta-feira), às 9h30, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC/UFC. Acesso gratuito!

FUNDAÇÃO WALDEMAR ALCÂNTARA

Sede – Rua Júlia Vasconcelos, 100, São João do Tauape. Horário de funcionamento: segunda, quarta e sexta – das 8h às 12h. Mais informações: (85) 3257-6927 / contato@fwa.org.br

Biblioteca Labirinto – Avenida Antônio Justa, 3305, Meireles. Horário de funcionamento: segunda, terça e quinta – das 13h30 às 16h30. Visitação por meio de agendamento através do contato: (85) 3242-9006.

DÉGAGÉ

Jornalistas Resp. Sônia Lage e Eugênia Nogueira

Atendimento à Imprensa: Sônia Lage e Luana Rodrigues

853252.5401 / 9.9989.5876 / 98902-6992

degage@degage.com.br / www.degage.com.br

Instagram e Facebook: @degagecomunicacao

Janeiro/2025

Compartilhar artigo:

Share Article:

Dégagé Comunicação

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

  • All Post
  • Artigos
  • Cidade
  • Comércio
  • Cultura
  • Dega News
  • Economia
  • Educação
  • Esporte
  • Gastronomia
  • Lifestyle
  • Marketing
  • Moda
  • Saiu na Mídia
  • Saúde
  • Sem categoria
  • Turismo

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Categorias

Anuncie Aqui

Edit Template
© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Sandro Rezende.