CINE MIAU: Crianças com deficiência visual e auditiva participam de oficina de cinema de animação

Os alunos da oficina que acontece de 18 a 22 de abril também estarão na plateia das sessões de abertura da 4ª edição do CINE MIAU – Mostra Internacional de Infantil de Audiovisual do Cine Miau, no dia 17 de maio no Cineteatro São Luiz. 

Dez crianças com deficiência auditiva e 10 com deficiência visual vão aprender técnicas do cinema de animação. A oficina é uma das atividades que marcam o lançamento do 4º CINE MIAU – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual, que anualmente abraça a acessibilidade em sua programação.  A atividade vai acontecer de 18 a 22 de abril nas próprias escolas onde estudam. Pela manhã, será no Instituto de Cegos do Ceará e à tarde, na Escola Municipal de Educação Bilíngue Francisco Suderland Bastos Mota.    

Os dez alunos da oficina em cada instituição vão participar da produção de um curta-metragem que deverá ter até dois minutos de duração, com o tema “Acessibilidade”. Serão 12 horas/aula de aprendizado com o professor Clayton Bochecha, realizador e produtor de animação para séries de TV, filmes e peças publicitárias. 

COMO SERÁ A OFICINA

Toda a atividade foi adaptada para que as crianças com deficiência visual e auditiva possam compreender o processo de construção do filme. Para que pudessem enxergar etapa por etapa, do modo como um objeto é animado, foram criadas peças tridimensionais. Através do contato com essas peças, as crianças vão entender movimento por movimento de um personagem e ter a clareza de como é a motricidade das coisas. Depois dessa etapa, será dado início à criação do filme.

Para desenvolver o curta-metragem, as crianças vão trabalhar na técnica de stop motion, utilizando massinhas de modelar, para modificar a forma do personagem ou do objeto. Cada modificação será registrada foto a foto. “Com essa atividade as crianças terão a percepção da mudança que está acontecendo, do movimento que foi criado e com isso vão gerar um filme de animação. Nós vamos ter o privilégio de enxergar a animação da forma como essa criança enxergou com as mãos”, explica Clayton Bochecha.

As oficinas de Cinema de Animação do 4° CINE MIAU tiveram início em Maracanaú, entre os dias 11 e 15 de abril. Depois de Fortaleza, a ação formativa segue para Itapipoca, onde será realizada de 25 a 29 de abril.

EXIBIÇÕES DE FILMES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

A democratização do acesso ao audiovisual para crianças é o propósito do CINE MIAU, que anualmente leva conhecimento e entretenimento para públicos que nunca ou pouco tiveram a experiência de assistir a um filme numa grande tela de cinema. Além da atividade formativa, as três cidades – Fortaleza (17 a 19/05), Maracanaú (30/05 a 05/06) e Itapipoca (06 a 12/06) – receberão a mostra e debates do CINE MIAU, que exibirá filmes nacionais e internacionais que estão fora do circuito de cultura de massa, voltados para o público infantil. 

As crianças participantes da oficina em Fortaleza estarão na plateia do CINE MIAU nas sessões acessíveis que vão marcar a abertura da mostra desta edição, no dia 17 de maio. Serão duas sessões, às 9h e às 14h, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). 

Ao todo, o 4º CINE MIAU vai realizar 54 sessões de cinema, sendo 18 em cada cidade. Destas, três serão ao ar livre e abertas para as comunidades e 15 serão exclusivas para alunos de escolas públicas e projetos sociais. O evento contará também com debates entre profissionais do audiovisual e crianças de algumas escolas participantes, sobre os filmes assistidos e a arte do cinema de animação. O público estimado para esta edição é de 6 mil pessoas.

CARBONO ZERO

A Mostra levanta a bandeira em defesa do Meio Ambiente. O projeto está calculando a sua emissão de gases de efeito estufa e a neutralizará com a plantação de mudas de árvores nativas em áreas de reflorestamento no Ceará.

O Cine Miau é uma realização do Instituto Seara de Cultura e Desenvolvimento e da Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo, via Lei de Incentivo à Cultura. Com o patrocínio do Grupo Dass, Durametal, Jangadeiro Textil, Projeart, Varejão da Sucata, Cagece e Secretaria das Cidades do Ceará. Apoio da Secretaria da Educação de Fortaleza, Secretaria da Educação de Itapipoca e Secretaria da Educação de Maracanaú. Parceria da BG Soluções Sociais, Cinema Centerplex North Shopping Maracanaú, Cine Pinheiro, Cineteatro São Luiz, Centro Cultural Bom Jardim, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Museu da Imagem e Som (MIS), Instituto Dragão do Mar e Secretaria da Cultura do Ceará. Produção de Invento Produções Culturais e D’grau Produções.

Share Article:

Degage_Comunicacao

Writer & Blogger

Considered an invitation do introduced sufficient understood instrument it. Of decisively friendship in as collecting at. No affixed be husband ye females brother garrets proceed. Least child who seven happy yet balls young. Discovery sweetness principle discourse shameless bed one excellent. Sentiments of surrounded friendship dispatched connection is he. Me or produce besides hastily up as pleased. 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anuncie Aqui

Posts Recentes

Anuncie Aqui

Dream Life in Paris

Questions explained agreeable preferred strangers too him her son. Set put shyness offices his females him distant.

Join the family!

Sign up for a Newsletter.

You have been successfully Subscribed! Ops! Something went wrong, please try again.

Anuncie Aqui

Edit Template
© 2024 Todos os Direitos Reservados. Criado por Sandro Rezende.