Uma adaptação de “My (Petit) Pogo”, obra de maior circulação na França da Cie. R.A.M.a., do coreógrafo Fabrice Ramalingom, chega aos palcos da Bienal Internacional de Dança do Ceará para as primeiras apresentações presenciais. Fruto do intercâmbio com a cearense Carnaúba Criações, a remontagem com bailarinos do Ceará compôs a programação da Bienal De Par Em Par de forma online, em agosto deste ano, e agora estreia com público presente. O espetáculo será apresentado em Fortaleza no dia 15 de dezembro (quarta-feira), às 20h no Teatro Dragão do Mar, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, e no dia 17 em Itapipoca, também às 20h, na Praça Perilo Teixeira (Praça da Matriz). Toda a programação é gratuita. Para o acesso ao espetáculo em Fortaleza, os ingressos devem ser retirados no site Sympla. A 13ª edição da Bienal de Dança teve início no dia 9 e segue até 19 de dezembro com atividades em Fortaleza, Paracuru, Itapipoca e Trairi. As informações podem ser consultadas no site: www.bienaldedanca.com.
A adaptação de “My (Petit) Pogo” é uma parceria entre a Bienal de Dança e o Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife. Foi realizada com a direção online do francês Fabrice Ramalingom e a assistência de direção presencial da cearense Clarice Lima, que atuou também como ensaiadora. Nesta obra, o coreógrafo propõe a integração do conceito de acessibilidade com a própria dança, onde os bailarinos desenvolvem movimentos da Libras como linguagem coreográfica. Os artistas envolvidos se engajam na adaptação de uma escrita e de uma didática precisas aos corpos e público brasileiro.
Fabrice Ramalingom é artista da dança com carreira marcada por atividades como coreógrafo, dançarino, performer, ensaiador, professor, pedagogo e dramaturgo. Com a Cie. R.A.M.a, criada por ele em 2006, desenvolveu 14 peças onde questiona as noções do “estar juntos” e a ideia de “emancipação”. Fabrice colabora igualmente com artistas de outras linguagens como os diretores de teatro Marc Baylet, Jean- Michel Ribes, Vincent Ecrepont, a musicista Maguelone Vidal, os cineastas Valérie Donzelli, Olivier Ducatel et Jacques Martineau, a escritora Emmanuelle Bayamack-Tam e a cantora Vanessa Paradis.
ACESSIBILIDADE
Desde 2015 a Bienal de Dança trabalha em seus eixos a acessibilidade por meio de ações de formação ou difusão. Em 2016 formalizou a Plataforma de Acessibilidade, dando mais espaço a essas questões. Nesta edição, além de “My (Petit) Pogo”, outros dois espetáculos se enquadram nas ações da plataforma: “Inventário de Belezas”, com a Paracuru Cia de Dança, e “Devotees“, de João Paulo Lima.
“Inventário de Belezas” (2021), uma coprodução da Bienal que usa da acessibilidade como elemento de criação, compôs a programação da Bienal De Par Em Par de forma online em agosto e será agora apresentada presencialmente em Fortaleza nesta terça-feira (14), às 20h no Teatro Dragão do Mar, e em Itapipoca na sexta-feira (17), às 21h, na Praça da Matriz. O bailarino e coreógrafo cearense João Paulo Lima, doutorando em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, apresenta “Devotees“(2021) no dia 16, às 20h, no Teatro Dragão do Mar.
A XIII Bienal Internacional de Dança do Ceará é apresentada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), via Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual, e Enel. Apoio: Instituto Francês, Embaixada da França no Brasil, Consulado Geral da França em Recife para o Nordeste e Pro Helvetia. Parceria: Quitanda Soluções Criativas. Realização: Indústria da Dança e Proarte. Apoio Institucional: Instituto Dragão do Mar, Cineteatro São Luiz, Porto Dragão, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e prefeituras municipais de Paracuru, Itapipoca e Trairi. Agradecimento: Enel.
PROGRAMAÇÃO – XIII BIENAL INTERNACIONAL DE DANÇA DO CEARÁ
14 DE DEZEMBRO (terça)
20h – “Inventário de Belezas” – Paracuru Cia. de Dança (Ceará) – Teatro Dragão do Mar, CDMAC
15 DE DEZEMBRO (quarta)
18h – “Casa, Corpo, Mulher, Árvore” – Silvia Moura (Ceará) – Casa da Silvia Moura
19h – “Casa, Corpo, Mulher, Árvore” – Silvia Moura (Ceará) – Casa da Silvia Moura
20h – “My (petit) Pogo” – Cie. R.A.M.a (França) e Carnaúba Criações (Ceará) – Teatro Dragão do Mar, CDMAC
16 DE DEZEMBRO (quinta)
18h – “Casa, Corpo, Mulher, Árvore” – Silvia Moura (Ceará) – Casa da Silvia Moura
19h – “Casa, Corpo, Mulher, Árvore” – Silvia Moura (Ceará) – Casa da Silvia Moura
20h – “Devotees” – João Paulo Lima (Ceará) – Teatro Dragão do Mar, CDMAC
17 DE DEZEMBRO (sexta)
19h – “Jardim Fantástico” – Vila das Artes e Clarice Lima (Ceará) – Teatro B. de Paiva, Porto Dragão
20h – “Planeta” (Percursos de Criação) – Andreia Pires (Ceará) – Teatro B. de Paiva, Porto Dragão
18 DE DEZEMBRO (sábado)
17h – “Ritos de passagem” – Rafael Abreu (Ceará) – Teatro B. de Paiva, Porto Dragão
19h – “Saori e Anahí” – Maria Epinefrina e Wellington Fonseca (Ceará) – Teatro B. de Paiva, Porto Dragão
PROGRAMAÇÃO CORRIDA – ITAPIPOCA
16 DE DEZEMBRO (quinta)
19h – Lançamento do livro “Minha política é a dança que gero no mundo” de Gerson Moreno (Ceará) – Biblioteca Pública Municipal Rita Aguiar Barbosa
17 DE DEZEMBRO (sexta)
20h – “My (petit) Pogo” – Cie. R.A.M.a (França) e Carnaúba Criações (Ceará) – Praça Perilo Teixeira (Praça da Matriz)
21h – “Inventário de Belezas” – Paracuru Cia. de Dança (Ceará) – Praça Perilo Teixeira (Praça da Matriz)
18 DE DEZEMBRO
20h – “Dançar Paulo Freire” – Cia. Balé Baião (Ceará) – Praça Perilo Teixeira (Praça da Matriz)
21h – “CorpoMar” – Arreios Cia De Dança (Ceará) – Praça Perilo Teixeira (Praça da Matriz)
21h30 – “É Pra Você Meu Preto” – Cia Ikannús de Danças Urbanas (Ceará) – Praça Perilo Teixeira (Praça da Matriz)
PROGRAMAÇÃO CORRIDA – TRAIRI
19 DE DEZEMBRO
19h – “CorpoMar” – Arreios Cia De Dança (Ceará) – Praça da Justiça
20h – “Dançar Paulo Freire” – Cia. Balé Baião (Ceará) – Praça da Justiça
21h – “Praia das Almas” – Paracuru Cia. de Dança (Ceará) – Praça da Justiça