• março 27, 2024

Universidade das Artes recebe curso de formação e últimas apresentações do projeto Comicidade em Foco

Universidade das Artes recebe curso de formação e últimas apresentações do projeto Comicidade em Foco

O Grupo K’Os Coletivo realiza o curso de formação e as três últimas apresentações circenses do Projeto Comicidade em Foco na Universidade das Artes, que fica no bairro Joaquim Távora, em Fortaleza. A atividade, que acontece nos dias 09, 10 e 11 de abril, das 18h30 às 21h30 na terça e na quarta, e das 18h às 22h na quinta, tratará sobre o tema “Produção de Conteúdo e as Plataformas Digitais”. Já os espetáculos acontecem a partir das 19h, nos dias 27 de abril, 04 e 11 de maio (sábados). Após essas apresentações, também serão realizados números de palhaçaria com grupos e palhaços convidados, além de aulas-show. Toda a programação é gratuita.

O curso tem como público-alvo palhaços, atores, grupos teatrais, artísticos, circenses ou qualquer pessoa que esteja interessada no tema. Para se inscrever, basta preencher o formulário através desse link. A carga horária total é de 10h/a, com 25 vagas disponíveis.

O curso de formação acontece em três módulos, todos voltados para o uso das redes sociais na divulgação do fazer artístico. O primeiro, por exemplo, vai falar sobre influenciadores digitais, tendo como instrutor o ator e especialista em Administração e Marketing, Ítalo Tomaz. Já o segundo módulo, ministrado por Luis Costa, ator, produtor, autor de teatro e jornalista, aborda o roteiro cênico. A última aula tem como foco a produção de vídeos cômicos para as redes, com a atriz e produtora cultural, Aline Campêlo.

Espetáculos 

O primeiro espetáculo, intitulado “O Operário” será encenado no dia 27/04. Em cena, o Palhaço Teretetéu se faz de operário na construção civil, transformando objetos como tijolos e ferramentas em instrumentos cênicos, com a participação ativa do público. Esta interação proporciona uma experiência única e envolvente, em que cada espectador se torna essencial na construção do espetáculo. Posteriormente, acontece o número de palhaçaria “Reprise do Filho Pródigo”, com a Turma do Tapiok. Ao final, o mesmo palhaço ministra uma aula-show para o público.

Já no dia 04/05, será a vez do espetáculo “A Mulher Mais Forte do Mundo”, com a palhaça Pirrita. Interpretado por Sâmia Bittencourt, que rememora um dos clássicos apresentados no século XX nas tradicionais lonas circenses. De um modo cômico popular, a artista recria o show dos chamados super-homens, ou melhor, da super-mulher.

Na sequência, o público também vai poder conferir as apresentações de três números de palhaçaria: “Eixo Infinito”, com a palhaça Coragem; “É Verdade esse Retrato, com Letícia Saldanha, e “Bambolê Brincante”, com a Palhaça Alecruda. A aula-show vai ficar por conta de Sâmia Bittencourt.

A última apresentação do projeto acontecerá no dia 11/05, com o espetáculo do palhaço Pimenta. O artista também vai ministrar uma aula-show e números de palhaçaria para o público presente.

O Projeto Comicidade em Foco: Palhaçaria na Universidade das Artes faz parte da Temporada de Arte Cearense (TAC): Redes de Criação, realizada pela Universidade das Artes. A TAC é uma ação da Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio da Diretoria de Ação Cultural.

SERVIÇO

Projeto Comicidade em Foco: Palhaçaria na Universidade das Artes

Curso de Formação: dias 09 e 10 de abril, das 18h30 às 21h30 e dia 11 de abril de 18h às 22h. Com 10h/a, e 25 vagas disponíveis.

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdQMBrpg0VEGrvrNh1AUxqASxKYpfg8q8Ki-97M1LXSoq_8KA/viewform

Espetáculos + números de palhaçaria + Aulas-show

27 de abril (sábado), 19h – Espetáculo “O Operário”, com o palhaço Teretetéu + número de palhaçaria “Reprise do Filho Pródigo” com a Turma do Tapiok + Aula-show

04 de maio (sábado), 19h – Espetáculo “A Mulher Mais Forte do Mundo”, com a palhaça Pirrita + Números de palhaçaria: “Eixo Infinito”, com a palhaça Coragem; “É Verdade esse Retrato, com Letícia Saldanha e Bambolê Brincante com a palhaça Alecruda + Aula-show

11 de maio (sábado), 19h – Espetáculo + Números de palhaçaria + Aula-show, todos com o palhaço Pimenta.

Local: Sede da Universidade das Artes, Rua João Cordeiro, 3226, Joaquim Távora, Fortaleza/CE

Entrada gratuita

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

DÉGAGÉ

Jornalistas Resp. Eugênia Nogueira e Sônia Lage

Atendimento à Imprensa: Paulo Martins (85 987434291)

853252.5401 / 9.9989.5876 / 9.8902.6992

degage@degage.com.br / www.degage.com.br

Instagram e facebook: @degagecomunicacao

27.03.2024