• abril 5, 2017

Oficina-espetáculo une literatura e música para estimular leitura e escrita

Crédito: Acervo CAIXA Cultural Rio

 

Pais e crianças de qualquer idade podem participar da vivência Cantando Histórias para Ler o Mundo, que a CAIXA Cultural Fortaleza promove, no dia 9 de abril, com sessões às 14h e às 16h. Trata-se de uma oficina-espetáculo que mistura literatura e música a fim de incentivar as habilidades de leitura e escrita. A programação é gratuita, com distribuição de senhas meia hora antes de cada sessão.

A atividade foi idealizada pelo artista e pesquisador Joaquim de Paula, que há mais de 20 anos pesquisa e desenvolve projetos pautados na importância da dimensão pedagógica da Literatura, por meio da contação de história, da interação do adulto com a criança e a interação entre as crianças no momento da escuta onde, segundo ele, há o fluir do imaginário e despertar da curiosidade.

Para a vivência, Joaquim de Paula criou uma história interativa baseada em material de domínio público do folclore brasileiro, onde os participantes são convidados a interagir com a narrativa, vivenciando jogos de música e criando textos, personagens e ilustrações para a construção de um livro-objeto coletivo, sempre utilizando a linguagem musical, por meio de instrumentos, canto e falas rítmicas.

O objetivo é demonstrar a importância do contato das crianças com o mundo imaginário das histórias, para despertar o interesse pela leitura e estimular o desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Visa também ressaltar a importância do papel do adulto no processo infantil de aprender brincando, por meio da literatura.

Fique por dentro – De 05 a 07 a vivência é destinada a escolas já agendadas e no dia 08 é para profissionais de educação, psicologia, e outras áreas, que trabalham com crianças.