• março 8, 2021

DANÇA: O que ver segunda (08) e terça (09) na 7ª Bienal De Par Em Par

DANÇA: O que ver segunda (08) e terça (09) na 7ª Bienal De Par Em Par

Com seminário e mostras de videodança, a 7ª Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par Em Par segue até domingo, dia 14, com programação gratuita, online, no YouTube. Diariamente, às 15h, acontece o Seminário TEPe, um projeto de diálogo de cooperação entre pesquisadores brasileiros e portugueses. Também como parte da bienal, às 18h começa nesta segunda-feira a mostra Redes Confluentes, que reúnesete mostras de videodança agregando artistas de todos os continentes.

Integram as Redes Confluentes: Mostra do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro (CCORJ), Mostra do Festival Internacional dança em foco (RJ), Mostra Solar / Casa Hoffmann (Curitiba/PR), Mostra Universitária Ibero-americana de Videodança: Midiadança/Cursos de Dança da UFC (CE), Mostra REDIV – Rede Ibero-americana de Videodança (diversos países), Mostra do Festival Internacional VideoDanzaBA (Buenos Aires/Argentina) e Mostra do Festival Internacional FiverTour (Espanha).

Segunda-feira, na mostra Redes Confluentes, às 18h, serão exibidos trabalhos das mostras dança em foco e Mostra REDIV – Rede Ibero-americana de Videodança. Na terça, outros programas da mostra REDIV e a trabalhos da CCORJ – Mostra do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro.

Na terça, 09, às 21h, acontece a primeira das duas apresentações da performance de telepresença, resultado do Atelier de Formação “Presença à Distância”, acerca da teleperformance e live streaming, conduzido pelo pesquisador e artista italiano Armando Menicacci. A atividade, realizada entre os dias 22 de fevereiro a 05 de março de forma online, contou com a participação de artistas audiovisuais, artistas digitais e de videodança entre outros artistas. Outra apresentação será exibida na quarta-feira, 10, também das 21h, no canal da bienal no YouTube.

Pesquisador e artista, Armando Menicacci vive em Montreal onde é membro do grupo estratégico canadense Hexagram. Seu trabalho é desenvolvido sob a forma de produções plásticas, performances e editoriais sobre as relações entre as artes, corporeidade, tecnologias e psicologia, principalmente nas esferas da avaliação e da percepção das artes. Suas criações foram expostas na França, Itália, Espanha, República Tcheca e seus projetos expográficos são desenvolvidos na Europa, África, América do Norte e América do Sul.

Seminário TEPe

No Seminário TEPe desta segunda-feira, 08, o tema é “Sensorial walk”, de Ana Pais, Daniel Tércio, André Guedes, com moderação de Beatriz Cerbino. Sobre “Sensorial Walk”: No atual contexto pós-lockdown, caminhar na cidade como prática de consciencialização tem permitido redescobrir múltiplas camadas sensoriais e significativas. Esta palestra recupera uma caminhada e um encontro em Lisboa e visa ativar modos de re-sentir a cidade em tempos de pandemia.

“Travessia” é o tema do Seminário TEPe na terça-feira, 09, às 15h. Uma voz pronuncia “Breath!”, repetidamente, enquanto lentamente se afoga. A peça faz referência ao protesto “I can’t breath!” de George Floyd, ao tráfico esclavagista (escravista) Atlântico, aos refugiados que tentam entrar na Europa e morrem no Mediterrâneo ou em detrimento da violência policial. À peça sonora responde um eco visual em que performers escrevem com água nomes na areia e na terra (de pessoas escravizadas, migrantes e refugiados, pessoas negras mortas pela polícia). A autoria é de Thaís Gonçalves, Ana Mundim, Rui Filipe Antunes, Júnior Meireles e Ivana Motta.

Reconhecida internacionalmente como um dos grandes eventos de dança realizados no Brasil, a Bienal Internacional de Dança do Ceará, que teve sua primeira edição há 24 anos, em outubro de 1997, realiza desde 2008 a Bienal De Par Em Par, um desdobramento da consolidada edição dos anos ímpares. A 7ª edição da Bienal De Par Em Par, que seria em outubro de 2020, acontece excepcionalmente em um ano par, de 05 a 14 de março de 2021, com programação 100% online. 

QUEM FAZ

A VII Bienal de Dança / De Par Em Par é apresentada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual. Agradecimento: Enel. Apoio: Lei Aldir Blanc (Governo do Estado do Ceará/ Secult-CE, Prefeitura Municipal de Fortaleza/Secultfor, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal), Consulado Geral da França para o Nordeste. Parceria: Quitanda Soluções Criativas e Fiocruz Ceará. Apoio institucional: Theatro José de Alencar, Porto Dragão e Porto Iracema das Artes. Realização: Indústria da Dança e Proarte.

PROGRAMAÇÃO DO DIA 08/03 (segunda)

15h – Seminário TEPe – Sensorial walk

18h – Redes Confluentes – dança em foco e Mostra REDIV – Rede Ibero-americana de Videodança (diversos países)

Programação das Redes Confluentes – dia 08

dança em foco  – 86’

Programa 6

Pleno vazio 6’/ I.M.P.E.R.M.A.N.E.N.C.E 5’49’’/ Oh Boy! 10’49’’/ Will you please be quiet, please 6’/ Hallarse 2’35’’

Programa 7

Experiment #1M 1’/ Seeming symmetry! Etud in a park! 2’30’’/ Casulo 2’35’’/ Passáros 11’38’’/ Home 23 20 5’/ Covid horizons 3’54’’

Programa 8

Dentro ali 3’/ Wuuac 2’53’’/ Morada 16’35’’/ Relato número um 8’

Mostra REDIV – 82’

Programa 1

Corpos Narrados – El monstruo de Doña Juana 4’/ Território 5’/

Niñas y niños de azuca 5’

Programa 2

Corpos à margem – Operación contemplación 3’/Suítes para dança 19’/Pogo 7’

Programa 3

Corpos em rede – Tinku 4’/ Lava 4’/ Resiliencie 9’/ Ñuu Savi 7’/ Al margen 5’

PROGRAMAÇÃO DO DIA 09/03 (terça)

15h – Seminário TEPe – Travessia

18h – Redes Confluentes – REDIV Mostra do Centro Coreográfico do Rio de Janeiro CCORJ

21h – Atelier de Formação – Presença à Distância com Armando Menicacci (Itália) – Apresentação de performance de telepresença

Programação das Redes Confluentes – dia 09

REDIV – Transbordamentos – 79’

Programa 1

Poesía – 11’

UFPB – Universidade Federal da Paraíba – Brasil

UNNE – Universidad Nacional del Nordeste / FADyCC – Facultad de Artes, Diseño y Ciencias de la Cultura – Argentina 

Interludio, Manos, Lola, Carta para Juliius e Otras yerbas – 32’

UFF – Universidade Federal Fluminense 

UNA – Universidad Nacional de las Artes de Argentina / IIEAC – Instituto de Investigación y Experimentación en Arte y Crítica – Argentina

Programa 2

Itaipu, pedra onde a água ressoa – 12’

UFC – Universidade Federal do Ceará – Brasil 

UNA – Universidad Nacional de Asunción – Paraguai 

Redundantia nostri Rei – 24’

ULISBOA – Universidade de Lisboa / FMH – Faculdade de Motricidade Urbana – Portugal 

Faculdade Barão de Mauá – Ribeirão Preto / São Paulo – Brasil 

CCORJ – Raízes, Periferia e Conhecimento – 64’

Cenozóica – Parte 1 – 5’

Cenozóica – Parte final – 6’

Bom dia grupo – Parte 1 – Mimos recebidos  14’

Bom dia grupo – Parte 2 – Cochilar ou estudar? – 15’

Bom dia grupo – Parte final – 9’

Luciana Monnerat – 15’