• março 20, 2024

Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará será lançada no dia 29 de março (sexta-feira), durante a Bienal de Dança

Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará será lançada no dia 29 de março (sexta-feira), durante a Bienal de Dança

Ação inédita no país, a rede reúne mais de 40 festivais de todo o Ceará

Mais de 40 festivais que são realizados no Ceará decidiram oficializar o que já vinha acontecendo na prática, em grupos de discussão e reuniões. Com atuação em diversas linguagens artísticas, esses eventos, que compartilham das mesmas questões e necessidades para a continuidade, vinham atuando coletivamente na busca de soluções para os problemas que são comuns à maioria deles e em reivindicações junto aos gestores públicos. Agora, eles formam a Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará – Rede Face, que será lançada oficialmente no dia 29 de março, às 18h, no Foyer do Theatro José de Alencar.

O lançamento está inserido na programação da XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará, que acontecerá de 28 de março a 7 de abril em Fortaleza e mais quatro cidades. Na ocasião, estarão presentes Luisa Cela (Secretária da Cultura do Estado do Ceará), Lauro Matos (Analista de Patrocínio da Petrobras), Rachel Gadelha (Presidente do Instituto Dragão do Mar) e representantes de festivais que integram a Rede Face.

A criação da Rede foi motivada pela necessidade de conhecer e catalogar os festivais nas mais diversas linguagens artísticas – música, teatro, dança, circo, cinema, literatura, artes plásticas, cultura popular, artes visuais e muito mais -, para criar saídas para a crise que esses eventos vivem, devido à falta de política pública de apoio permanente. Crise esta que faz com que eles deixem de continuar e não consigam se manter no calendário cultural do Estado do Ceará.

Para o Grupo de Trabalho da Rede Face, formado por alguns realizadores de festivais, a arte e a cultura desempenham um papel crucial na construção de uma sociedade mais rica e inclusiva. É nesse contexto que a Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará se destaca como uma plataforma colaborativa para construção de indicadores culturais relevantes para a economia criativa, possibilitando a elaboração de políticas públicas direcionadas e eficazes. A Rede Face também surge para fortalecer e promover os festivais nas suas singularidades presentes em cada canto do Ceará, unindo esforços para dar dimensão e potencializar o impacto positivo desses eventos na comunidade no qual está inserida, seja ela local ou regional.

 

ESPETÁCULO DE LIA RODRIGUES NO PALCO PRINCIPAL DO TJA

Ainda no dia 29, às 21h, a Bienal leva ao palco principal do Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar,Lia Rodrigues Cia. de Danças, do Rio de Janeiro, com o espetáculo “Encantado”. A coreógrafa Lia Rodrigues é considerada a grande referência da dança contemporânea brasileira no exterior e “Encantado” teve sua estreia em 2021 no Festival d’Automne de Paris. Toda a programação da Bienal é gratuita e os tíquetes para as atividades em Fortaleza serão disponibilizados no Sympla, respeitando a capacidade de público de cada equipamento.

Apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, Enel Distribuição Ceará e Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, a 14ª Bienal Internacional de Dança do Ceará é uma realização da Indústria da Dança e do Governo Federal União e Reconstrução, tendo como patrocinadores Cagece, Banco do Nordeste (BNB) e Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Cineteatro São Luiz, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Hub Cultural Porto Dragão, Escola Porto Iracema das Artes, Theatro José de Alencar, Mercado AlimentaCE, Estação das Artes e Secretaria da Cultura do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Mecenato). Apoio Cultural: Enel Distribuição Ceará. Este projeto conta ainda com a parceria do Centro Cultural Companhia de Dança de Paracuru, do Sobrado da Abolição /Centro Cultural Eduardo Campos – Pacatuba, da Prefeitura de Itapipoca,da Prefeitura de Trairi e da Prefeitura de Paracuru, sendo realizado por meio do Edital de Apoio a Festivais Culturais do Ceará da Secretaria da Cultura do Ceará, via Lei Paulo Gustavo.