• março 22, 2024

Participantes do 2º EMAMPE Metropolitano exaltam a força do empreendedorismo feminino

Participantes do 2º EMAMPE Metropolitano exaltam a força do empreendedorismo feminino

Ciclo de palestras, debates com lideranças políticas, empresariais e institucionais, rodadas de negócios, feira de empreendedorismo e artesanato marcaram a abertura do 2º EMAMPE Metropolitano Fortaleza – Encontro Metropolitano de Lideranças de Micro e Pequenas Empresas e a I Jornada de Mulheres Empreendedoras de Fortaleza, nesta quinta-feira, 21 de março, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza. Os participantes exaltaram a força do empreendedorismo feminino para a economia do Estado.

A empreendedora Rachel Queiroz, uma das expositoras da Feira de Empreendedorismo e Artesãos, viu no encontro a oportunidade de divulgar o seu negócio e aumentar suas vendas, garantindo ainda a oportunidade de fazer novas parcerias e conquistar novos clientes. 

“Estar aqui divulgando o meu segmento no EMAMPE é maravilhoso, dá visibilidade ao meu produto, a banana chips, que sempre foi um sonho. Esse é o trabalho que mantém minha casa, eu, meu esposo e meus dois filhos. Eu tenho certeza que daqui pra frente vai melhorar cada vez mais”, afirma.

Na abertura oficial do evento, Daniel Papa Garcia, diretor de Empreendedorismo do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, ressaltou a importância do novo Ministério para a criação de novos empregos no país.

“Estamos muito motivados com essa missão que o presidente nos deu, de fomentar o empreendedorismo e chegar na ponta. Esse é o objetivo, uma vez que este é um segmento que tem 30% de PIB, 8 a cada 10 empregos formais no país”, comenta. 

Para Nelba Fortaleza, presidente do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social – INDES, o evento reforça a presença das mulheres no empreendedorismo e incentiva outras a buscarem cada vez a formalização e a consolidação nesse setor. 

“A gente sabe que hoje muitas famílias brasileiras são comandadas por mulheres, têm a mulher como ponto de apoio, chefe de família.  E esse é um momento de incentivarmos, motivarmos para o empreendedorismo feminino.  Isso é muito importante para despertar em outras mulheres o que podemos fazer, como somos capazes, porque nós mulheres ocupamos funções de mãe, dona de casa, esposa, trabalhadora e agora nesse desafio é o empreendedorismo, porque somos capazes de fazer mais e melhor”, declara.

Programação até sábado (23)

Na sexta-feira, 22, a agenda terá início às 8h30 e segue com apresentação de case de sucesso, palestras sobre acesso ao crédito, liderança e gestão e um debate sobre o empreendedorismo voltado para o segmento das startups. Destaque para a palestra com a superintendente estadual do Banco do Nordeste, Eliane Brasil, que vai falar, às 10h30, sobre “A importância da política de apoio ao fomento do crédito para as Micro e Pequenas Empresas”. 

No sábado, 23, a programação será voltada inteiramente para o empreendedorismo feminino. Com início às 10h, o evento contará com palestras motivacionais, apresentação artística, talk show de talentos com empresárias do ramo de beleza, saúde, arte, culinária e gastronomia e esporte e lazer, entre as quais, a empresária Dulce Tigre e a professora Mattu Macedo, além de uma homenagem às mulheres empreendedoras. Entre as convidadas, estarão presentes Lia Freitas, primeira-dama do Estado, Onélia Santana, Secretária da Proteção Social do Ceará, Socorro França, Secretária dos Direitos Humanos do Ceará, e Cícera Maria, presidenta da AME-CEARÁ, entre outras. 

A realização do 2º EMAMPE é da Associação de Desenvolvimento Social e Comunitário do José Walter – Ampejw e do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social – Indes e correalização da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais – CONAMPE e Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – FAMPEC. Patrocínio: Banco do Nordeste, Fecomércio, Casa Civil e Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Trabalho e Empreendedorismo, e Assembleia Legislativa do Ceará – Alece. 

SERVIÇO

2º EMAMPE Metropolitano Fortaleza – Encontro Metropolitano de Lideranças de Micro e Pequenas Empresas e I Jornada de Mulheres Empreendedoras de Fortaleza 

Dias: 22 e 23 de março de 2024

Horário:  Dia 22: 8h30 às 19h. Dia 23: 8h30 às 16h.

Local: Hotel Praia Centro (Av. Monsenhor Tabosa, 740 – Praia de Iracema, Fortaleza/CE)

Inscrições: gratuitas, pelo site fampecce.org.br ou pelo email fampec.ce@gmail.com.

Informações: fampec.ce@gmail.com.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – DÉGAGÉ 

Jornalistas Responsáveis: Eugênia Nogueira e Sônia Lage

Atendimento à imprensa: Sônia Lage e Paulo Martins

(85) 3252.5401 | (85) 98736.4636 | (85) 98902.6992 

degage@degage.com.br | www.degage.com.br

22.03.2024