• março 15, 2024

O consumidor e as diferentes faces do consumo

O consumidor e as diferentes faces do consumo

No próximo dia 15 de março, comemoramos o Dia do Consumidor. Como forma de reconhecimento a esse personagem tão importante para toda a rede de lojistas e comerciantes do país inteiro, nós realizamos a Semana do Consumidor, que este ano vai acontecer de 14 a 20 de março, uma oportunidade para conceder descontos e ofertar promoções para aqueles que são a razão da existência de milhares de empreendedores, seja das pequenas às grandes lojas.

A escolha da data tem relação com o dia do discurso feito por John Kennedy, ex-presidente dos Estados Unidos, em 1962. Na ocasião, ele defendeu os direitos dos consumidores, com destaque para o acesso à informação, à segurança e ao direito de escolher e de ser ouvido no momento da compra.

Quando falamos em consumo é comum que venha a nossa mente a ideia de comprar por impulso, mas consumir é também uma necessidade humana da qual não podemos nos desvincular. O ato de consumir acompanha a humanidade desde os seus primórdios, uma vez que existem múltiplas necessidades com as quais temos de lidar o tempo todo.

Embora existam necessidades de consumo que são comuns a todas as pessoas, como a necessidade de comer, de beber água, de dormir, há também modos peculiares de consumo que podem variar de pessoa para pessoa. Assim, entre as diferentes faces do consumo podemos citar, por exemplo, a necessidade que muitos têm de fazer uma viagem, de mudar de casa ou comprar um bem.

Portanto, se cada um tem sua própria necessidade de consumo, nada mais justo que estar sempre preparado para entregar o melhor para este cliente, concedendo a ele, conforto, segurança e satisfação antes, durante e depois de realizar suas compras.

Desejamos que o consumidor seja respeitado não só neste dia, ou neste mês dedicado a ele, mas em todos os períodos do ano, afinal da mesma forma que o consumo é uma prática contínua, também devem ser permanentes o atendimento de excelência e a entrega do melhor produto, no mais, nunca esqueça de fazer um consumo consciente.