• agosto 1, 2017

6 motivos para não perder a programação do 27° Cine Ceará

Parte da programação do festival é realizada no Cineteatro São Luiz (Foto: Chico Gadelha)

O público cearense vai ter a oportunidade de conhecer mais sobre a produção audiovisual dos países cujas populações falam os idiomas português e espanhol. Fortaleza recebe, entre os dias 5 e 11 de agosto, a programação do 27° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema. Se você ainda não está por dentro da programação, listamos seis motivos para você não deixar de aproveitar o festival.

1 – Explorar a cultura do Chile
O Chile é o país homenageado nesta edição do festival. Durante a Mostra de Cinema Chileno serão exibidos filmes de dois dos maiores nomes do cinema desse país: Alejandro Jodorowsky e Raúl Ruiz, além de filmes do Panorama Chileno Contemporâneo. A mostra especial é gratuita, tem início nesta terça-feira (01) e vai até domingo (06), na CAIXA Cultural Fortaleza.

2 – Conferir estreias e premières mundiais
A abertura oficial do festival, neste sábado (05), contará com a exibição da produção chilena “Uma mulher fantástica”, de Sebastián Lelio, que faz sua première no Brasil.

Também serão exibidos pela primeira vez no Brasil os filmes premiados “Santa e Andrés” (Cuba/França), de Carlos Lechuga; o argentino “Ninguém está olhando”, de Julia Solomonoff; “O homem que cuida” (República Dominicana/Porto Rico/Brasil), de Alejandro Andújar, e “Últimos dias em Havana” (Cuba/Espanha), de Fernando Pérez.

E pela primeira vez no MUNDO, será exibida a produção cinematográfica brasileira com o maior número de efeitos especiais da história no País: “Malasartes e o Duelo com a Morte”, de Paulo Morelli. Outro brasileiro também faz sua première mundial no festival cearense é “Pedro sob a cama”, de Paulo Pons.

3 – Saber mais sobre a adaptação de livros para o cinema
Nas manhãs dos dias 7 a 11 de agosto, no Instituto do Ceará, será realizado o curso “Cinema e Literatura – Uma Via de Mão Dupla”, que vai abordar a adaptação da obra literária para o cinema. A atividade será conduzida pelo jornalista e crítico de cinema José Geraldo Couto. O curso vai explorar temas como as dificuldades de adaptar autores que centram sua literatura na forma de narrar, afinidades e entrechoques entre escritor e cineasta, além das falsas ideias sobre adaptação literária, como “o livro é sempre melhor que o filme” e “adaptação tem que ser fiel ao texto”. Quem se interessar em participar pode fazer a inscrição até esta quarta-feira (02), no site do Cine Ceará.

4 – Discutir as políticas públicas voltadas para a descentralização da produção audiovisual
Faz parte da programação do festival o “I Seminário Descentralização da Produção Audiovisual no Centro-Oeste, Norte e Nordeste – CONNE”, no Hotel Oásis Atlântico Fortaleza, nos dias 7 e 8 de agosto. O objetivo é construir estratégias para fortalecer e efetivar as políticas públicas voltadas à produção de séries de TV e longas-metragens, para que as produtoras localizadas nessas regiões saibam da obrigatoriedade desse percentual para desenvolver a indústria cinematográfica de lá. As inscrições podem ser feitas no site do Cine Ceará até esta quinta-feira (03).

5 – Conhecer o que é produzido no Ceará
Foram selecionados 23 filmes de curta-metragem para a Mostra Olhar do Ceará, que serão exibidos no Cinema do Dragão. Dentre os selecionados, são dez filmes de ficção, nove documentários e quatro produções experimentais. A melhor obra eleita pelo júri receberá o Troféu Mucuripe.

Além da mostra competitiva, acontece também a Mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece. Em comemoração aos 100 Anos da Animação Brasileira, o festival reúne alguns curtas-metragens cearenses produzidos em diferentes técnicas para o público infantil.

6 – Ver filmes de graça
A programação do Cine Ceará é gratuita! Além dos filmes das mostras competitivas, serão realizadas mostras paralelas. Voltada para o público idoso, acontece a Mostra Melhor Idade, com a exibição do filme “Uma Loucura de Mulher”, de Marcus Ligocki. Pensando também em portadores de necessidades especiais, a Mostra Acessibilidade exibe o filme “Corisco e Dadá”, de Rosemberg Cariry. Para o público da Praça do Ferreira, acontece a Mostra Cinema na Praça.

Para saber os detalhes do 27° Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema, acesse o site.