• dezembro 14, 2017

Coletiva “Poéticas e Resistência” reúne trabalhos de fotógrafas do Ceará na Imagem Brasil Galeria

Também no sábado, às 10h, acontece a palestra “Plataformas Culturais e Intercâmbios”, com Carlos Carvalho (Porto Alegre) e Daniel Sosa (Montevidéu).

O olhar feminino do mundo a partir da fotografia marca a exposição “Poéticas e Resistência”, com abertura neste sábado, dia 16 de dezembro, às 16 horas, na Imagem Brasil Galeria. A mostra é parte do festival Encontros de Agosto 2017 e poderá ser visitada até o dia 28 de fevereiro. A entrada é gratuita.

Sob a curadoria de Ângela Ferreira, a exposição apresenta o trabalho de dez fotógrafas que integram o coletivo Mulheres da Imagem CE. São elas: Camila Pinho, Ingrid Barreira, Jéssica de S. Carneiro, Larissa Bezerra, Lia de Paula, Nely Rosa, Sheila Oliveira, Suelena Moreira, Thais Mesquita e Vânia de Freitas.

Palestra no Museu da Fotografia

Também neste sábado o Encontros de Agosto realiza, às 10 horas, no Museu da Fotografia, a palestra “Plataformas Culturais e Intercâmbios”, proferida por Carlos Carvalho (fotógrafo e representante do Festival Internacional de Porto Alegre – FestFoto) e Daniel Sosa (Diretor do Centro de Fotografia de Montevidéu), que são parceiros desta edição do Festival. A mediação é de Silas de Paula (fotógrafo, conselheiro e Curador do Encontros de Agosto).

Carlos Carvalho e Daniel Sosa são curadores da exposição “Meridianos de Infinitude”, que integra o festival, com ensaios de Fernanda Chemale e Letícia Lampert, de Porto Alegre, e de José Pilone Costa e Roberto Fernández Ibáñez, de Montevidéu – Uruguai. Esta mostra pode ser visitada até 28 de janeiro no Museu da Cultura Cearense (MCC) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Juntamente com Silas de Paula, os curadores Daniel Sosa e Carlos Carvalho foram ainda responsáveis pela seleção da coletiva “Fronteiras – Olhar Adiante”, que reúne no MCC obras de 20 fotógrafos do Ceará.

A sétima edição do Encontros de Agosto é realizada pela Imagem Brasil e Anima Cult, com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) por meio do Edital Mecenas, tendo a Enel como empresa apoiadora por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e a SP Combustíveis como patrocinadora. São parceiros desta edição do festival: Centro de Fotografia de Montevidéu, FestFoto Porto Alegre, Museu da Fotografia de Fortaleza, Ifoto – Instituto de Fotografia do Ceará e RPCFB – Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil.