• novembro 4, 2018

Festival Verbo Ver levanta a questão: Por que fotografar?

Nos últimos anos o “Encontros de Agosto” realizado até 2017, manteve em debate questões pertinentes à produção contemporânea da fotografia e proporcionou trocas e intercâmbios de autores cearenses e suas imagens para outras mostras no Brasil e no exterior.  Depois de sete anos, o evento foi renovado. Ganhou novo nome, “Verbo Ver Festival de Fotografia” e prioriza ações formativas, como leituras de portfólios, oficinas e palestras. Para a primeira edição desta nova fase, aborda a temática, “Por que fotografar?”

O Festival Verbo Ver acontece de 14 a 18 de novembro em Fortaleza, numa realização da Imagem Brasil, com apoio do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura – Lei de Incentivo Estadual – Edital Mecenas, por meio da Enel Distribuição Ceará. Conta com a parceria do Festival de Fotografia de Porto Alegre – FestFoto POA, Museu da Fotografia de Fortaleza, IFOTO – Instituto da Fotografia, Mulheres da Imagem Ceará e da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil.

Até o dia 10 o Festival está com inscrições abertas para a Convocatória de Mostra Cearense, que tem como tema “Por que fotografar?”. Serão selecionados 25 autores, cujos trabalhos serão exibidos durante o evento e vão compor o Catálogo impresso e virtual do Festival. As obras selecionadas também serão projetadas em telão em espaços públicos em Fortaleza e Sobral. Desta coletiva, todos os participantes receberão cachê. Os autores dos dois melhores trabalhos indicados pela comissão serão contemplados com passagens para a Colômbia onde poderão participar da programação da Bienal de Fotografia de Bogotá, em 2019. Será também concedida ajuda de custos para cada premiado.

Para fotógrafos de todo o Brasil, o Festival abriu Convocatória para Leituras de Portfólios (inscrições encerradas). Para esta atividade, que será conduzida por convidados brasileiros e estrangeiros, serão selecionados até 25 fotógrafos e em breve os nomes serão anunciados no site. A Plataforma de Leituras de Portfólios FestFoto – Verbo Ver foi criada especialmente para ampliar a visibilidade da fotografia produzida no Nordeste, e busca se inserir na rede de Leituras de Portfólios existentes no Brasil e no exterior.  Por meio deste programa, os fotógrafos têm a oportunidade de entrar em contato com curadores, editores e profissionais especializados em fotografia. Durante estes encontros, os fotógrafos recebem sugestões, comentários construtivos sobre seu trabalho e conselhos sobre possíveis encaminhamentos.

O FESTIVAL

O fotógrafo Celso Oliveira é homenageado no festival com uma exposição que marca a abertura oficial do evento, no dia 15 de novembro, às 19h30, na Imagem Brasil Galeria. Ao longo dos cinco dias o festival terá também: três palestras no Museu da Fotografia; sete workshops, sendo cinco no Porto Iracema das Artes, um na Imagem Brasil Galeria e um no Cuca Jangurussu; três Rodas de Conversa, duas na Imagem Brasil e uma no Hotel Sonata de Iracema; uma Feira Fotográfica e uma Foto Festa na Praça dos Leões.

CONVIDADOS VERBO VER FESTIVAL DE FOTOGRAFIA 2018

Para participar das atividades, o festival recebe 20 convidados locais, nacionais e internacionais, além do Coletivo Mulheres da Imagem, do Ceará. São nomes que desenvolvem trabalhos importantes nesse segmento, possibilitando o compartilhamento de temas atuais e inovadores para ampliar os conhecimentos e a troca de experiências.

Os convidados são: Do Ceará –  Beto Skeff, Celso Oliveira, Coletivo Mulheres da Imagem, Marília Oliveira, Osmar Gonçalves e Silas de Paula. Nacionais e internacionais – Carlos Carvalho (RS), Cristiane de Almeida (SP), Eduardo Queiroga (PE), Eugênio Sávio (MG), Francesca Nocivelli (Itália), Gilma Suárez (Colômbia), Isabel Gouvêa (BA), Isabella Lanave (PR), João Kulcsár (SP), José Diniz (RJ), Lucas Lenci (SP), Luiz Baltar (RJ), Márcia Mello (RJ), Ronaldo Entler (SP) e Tiago Coelho (RS).