• março 22, 2024

Em abril, Jorge Garcia traz ao Ceará “Estudos para Quimera”criado em parceria com Irupé Sarmiento

Em abril, Jorge Garcia traz ao Ceará “Estudos para Quimera”criado em parceria com Irupé Sarmiento

Um dos mais conceituados e requisitados coreógrafos brasileiros da atualidade, o pernambucano Jorge Garcia, volta ao Ceará em abril, a convite da XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará, que acontecerá de 28 de março a 7 do próximo mês. Ele apresentará “Estudos para Quimera”, seu novo trabalho, criado em parceria com a bailarina argentina Irupé Sarmiento. Será no dia 2 de abril, às 19h, no Teatro Dragão do Mar. Com acesso gratuito a toda a programação, a Bienal de Dança é apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, Enel Distribuição Ceará e Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural. Todos os detalhes estão disponíveis no site www.bienaldedanca.com.

Jorge Garcia tem uma relação antiga com a Bienal de Dança do Ceará, com apresentação de trabalhos em outras edições e participação em ações formativas. Em 2021 ele foi homenageado na Bienal, como reconhecimento por sua trajetória artística. Além de “Estudos para Quimera”, é também de Jorge Garcia “Canto do povo de um lugar”, obra concebida durante o Percurso de Criação realizado na 2ª Bienal Criança, entre março e abril de 2023, com alunos da Escola de Dança de Paracuru. Este trabalho será apresentado na noite de abertura em Fortaleza, dia 28 de março, a partir das 18h, no Cineteatro São Luiz, e no dia 5 de abril na Comunidade Educacional Padre Anchieta, em Trairi.

“Estudos para Quimera” é o primeiro processo de pesquisa dos bailarinos para a criação do espetáculo “Quimera”. “Quimera é um sonho, ilusão ou produto da imaginação, de um desejo, que apesar de ser muito improvável de se tornar uma realidade, reflete sobre os tempos em que vivemos, onde o horror e o absurdo são naturalizados. A destrutividade, a manipulação, a sede de sangue estiveram sempre aí? Ou os acontecimentos ajudaram a acontecer? Um lugar vazio onde tudo é possível. Onde a ilusão e a devastação se misturam de forma sutil e orgânica”, explica Jorge Garcia.

Cena do espetáuclo “Estudos para Quimera” de Jorge Garcia e Irupé Sarmiento (Foto: divulgação)

O artista

Jorge Garcia iniciou seus estudos na dança em 1991, em Recife. Em 1995, entrou na Cisne Negro Cia de Dança em São Paulo e, em 1997, foi para o Balé da Cidade de São Paulo, onde atuou como bailarino e coreógrafo, sendo ainda convidado para determinados projetos. Em 2005, criou a Jorge Garcia Companhia de Dança, que exercita a coreografia para teatro, circo, cinema, óperas, publicidade e companhias de dança. O artista, desde 2003, vem desenvolvendo um trabalho de improviso, vídeo e performances nas ruas de diversas cidades no Brasil e no exterior, junto a outros artistas-criadores do grupo GRUA – Gentlemen de Rua.

Apresentada pelo Ministério da Cultura, Governo do Estado do Ceará, Enel Distribuição Ceará e Petrobras, por meio do programa Petrobras Cultural, a 14ª Bienal Internacional de Dança do Ceará é uma realização da Indústria da Dança, tendo como patrocinadores Cagece, Banco do Nordeste (BNB) e Petrobras, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Apoio Institucional: Cineteatro São Luiz, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Hub Cultural Porto Dragão, Escola Porto Iracema das Artes, Theatro José de Alencar, Mercado AlimentaCE, Estação das Artes e Secretaria da Cultura do Ceará por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (Mecenato). Apoio Cultural: Enel Distribuição Ceará. Este projeto conta ainda com a parceria do Centro Cultural Companhia de Dança de Paracuru, do Sobrado da Abolição /Centro Cultural Eduardo Campos – Pacatuba, da Prefeitura de Itapipoca, da Prefeitura de Trairi e da Prefeitura de Paracuru, sendo realizado por meio do Edital de Apoio a Festivais Culturais do Ceará da Secretaria da Cultura do Ceará, via Lei Paulo Gustavo.

 

Ficha Técnica

“Estudos para Quimera”

Concepção, coreografia e interpretação: Irupé Sarmiento e Jorge Garcia

Iluminação: Rossana Boccia

Assessoria na Trilha Sonora: Eder ‘O’ Rocha

Figurino: Irupé Sarmiento e Jorge García

Design Gráfico: Sonaly Macedo

Produção: Caroline Zitto

Apoio: Giselle Bellot Escola de Dança

 

SERVIÇO

“Estudos para Quimera”, de Irupé Sarmiento e Jorge Garcia – Dia 02 de abril de 2024, às 19h, no Teatro Dragão do Mar, em Fortaleza, como parte da XIV Bienal Internacional de Dança do Ceará. Mais informações no site bienaldedanca.com e no Instagram @bienaldedanca. Informações: bienaldedancace@gmail.com.