• janeiro 16, 2018

Por que ter uma assessoria de imprensa?

Existe muita coisa acontecendo ao mesmo tempo em muitos espaços, e ter acesso a esse montante de informações na prática do dia a dia é uma tarefa impossível para o filtro dos veículos de comunicação. Em um exemplo distante, os mais de 5.000 votantes do Oscar (maior premiação de cinema do mundo) não conseguem assistir a todos os filmes produzidos pelo mundo para fazer um recorte de cinco deles ao prêmio de Melhor Filme Estrangeiro – são os governos de cada país que indicam seus filmes representantes. Nessa vasta referência, a Assessoria de Imprensa é o elo entre informações dos clientes e os espaços que mediam diariamente o mundo e seu espectador.

Desde os primeiros avanços da capacidade de escrita(há quase 600 anos), a imprensa veio assumindo esse desafio de ser o porta-voz do que há a sua volta no presente ou até mesmo no futuro. Séculos mais tarde, temos além do jornal impresso, a TV, o rádio, a tão jovem internet, e o mundo que já era grande se tornou ainda maior.

A comunicação da sua empresa, evento ou serviço precisa alcançar o próprio público (e até descobrir novos). Afinal, seja para negócios ou divulgação independente, a ideia é sempre atrair os interessados. A publicidade tem um objetivo semelhante, mas sempre como uma imagem que depende somente da instituição. O objetivo de ter uma informação natural está vinculado aos profissionais da assessoria de imprensa, que são responsáveis pela imagem “formal” do cliente, fazendo com que seus diferenciais virem notícia com a credibilidade do jornalista.

E essa relação (assessor-cliente) parte para uma intimidade que permite a sintonia. Conhecer o que o cliente representa e comunicar seus princípios são passos para pensar diariamente estratégias que o promovam nos espaços mais prováveis da mídia. O profissional, por exemplo, reconhece quais os canais que podem trazer mais resultados para cada tipo de cliente, e até mesmo para cada momento.

E não se engane, é um trabalho rotineiramente intenso. Transformar informações em matérias destinadas aos jornais, TV’s, rádios, site, blogs, portais; agendar e preparar o cliente para entrevistas; monitorar os resultados, elaborar conteúdo, acompanhar o dia a dia… Ter uma assessoria à disposição é estudar o próprio serviço, promover respostas do público, possibilitar transformações, é entender a reação.

A presença da Assessoria de Imprensa pode transformar dos momentos de glória aos de crise porque parte da necessidade primária: comunicar. A partir disso, o cliente passa a ter voz, pode falar, explicar, convidar, perguntar, responder, pode se envolver com o mundo.