• abril 29, 2017

Praia e Serra no roteiro do Festival Acordes do Amanhã

Em sua primeira edição, o Festival prossegue até o 30 de abril no CE, GO e RS. A programação é gratuita e pode ser consultada no www.festivalacordesdoamanha.com.br

Neste sábado (29), O Festival Acordes do Amanhã leva música instrumental às cidades de Aquiraz e Guaramiranga. Vários espaços públicos dos municípios servirão de palco para orquestras e corais ao longo do dia.  Em Aquiraz, as apresentações ocorrerão às 9h no Mercado, seguindo para o Centro das Rendeiras às 10h, na Praça da Igreja em Iguape às 11h, em Jenipapeiro às 12h, e às 19h chega ao Teatro Tapera das Artes.  Já na bucólica cidade de Guaramiranga, a intervenção sonora terá dois momentos, às 17h na Linha da serra e às 20h na Praça do Teatro Municipal.

O Festival Acordes do Amanhã é apresentado pela Enel Distribuição Ceará, a Plataforma Sinfonia do Amanhã, a Prefeitura de Fortaleza e o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura, patrocínio da Nacional Gás, numa realização do Instituto BR Arte e Quitanda das Artes, com produção executiva da Cinco Elementos Produções e consultoria executiva da Marco Zero Produções. Parceria: Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza, Coordenadoria de Juventude de Fortaleza, Prefeitura de Sobral, Prefeitura de Guaramiranga, Prefeitura de São Gonçalo do Amarantes, Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude do Governo do Estado do Ceará, Rede Cuca, Nativa Live, Instituto Raimundo Vieira Cunha e Fundação Beto Studart.

Locais e atrações

Aquiraz :  Teatro Tapera das Artes – 19h, Coral Canto da Casa; 19h30 Orquestra Bachiana Jovem de Aquiraz; 20h Quinteto de Metais da UFBA;  Mercado – 9h Trio Diminuta do Projeto Acordes Mágicos; Centro das Rendeiras – 10h Sexteto Irmãos Cruz do Projeto Acordes Mágicos; Iguape – Praça da Igreja – 11h Banda da Escola de Música Chiquita Braga; Jenipapo – 12h Sexteto Irmãos Cruz do Projeto Acordes Mágicos

Guaramiranga:  Linha da serra– 17h Coral do IFCE ;  Praça do Teatro Municipal– 20h Orquestra Jacques Klein do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza; 21h Grupo Rio das Cordas da Escola de Música de Guaramiranga.

Outras cidades –  O evento ocorre em paralelo no município de Cachoeira Dourada em Goiás. A Orquestra Sinfonia do Amanhã se apresenta às19h30 na Igreja Assembléia de Deus. No dia 30, domingo, o Festival estará na Praça da Matriz em Guaramiranga, entre os horários das 9h e 17h, e à noite, mais apresentações na Praça do Teatro. Já na cidade de São Gonçalo do Amarante, também no dia 30, a programação será a partir das 20h, na Praça da Matriz, com apresentações da Camerata de Violões do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza, Orquestra Municipal de São Gonçalo do Amarante e Combo de Blues com Roberto Lessa, Gabriel Yang e Marcelo Holanda.

O FESTIVAL – O Acordes do Amanhã configura-se como um complexo de atividades que buscam promover a integração entre instituições que atuam na formação e educação musical no Ceará, dando visibilidade aos seus trabalhos. Por meio de ações de circulação, e aproximando os seus fazeres na busca pela composição de um espaço que aproveite a energia existente em cada um, o festival busca gerar resultados mais potentes para a difusão musical no estado.

PLATAFORMA SINFONIA DO AMANHÃ – A Plataforma Sinfonia do Amanhã é uma rede que visa ao aprimoramento e o fortalecimento das instituições que trabalham com educação musical. A rede proporciona a manutenção e o desenvolvimento de grupos de referência que têm como foco o desenvolvimento da cidadania com o ensino e a prática de música para crianças e jovens. Formada por 18 entidades (15 do Ceará, uma de Goiás e duas do Rio Grande do Sul), a Plataforma ativa uma interação mais sistemática entre atores que realizam projetos e ações significativas na área da formação e criação musical com base em três eixos: articulação, formação e difusão.