• setembro 2, 2018

Representantes de festivais do país se encontram no FNT de Guaramiranga

Fórum FNT Guaramiranga 25+ discutirá a sustentabilidade das artes no contexto dos festivais

Debater, formar, pensar o teatro em todas as suas vertentes, desde os processos de criação à interação com outras artes da cena, da circulação à sustentabilidade de grupos e festivais. Este é um dos diferenciais do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT), que chega à 25ª edição, de 1 a 8 de setembro, mantendo um Programa de Formação com o mesmo peso de importância que as mostras de espetáculos da programação.

Este ano, representantes de festivais do Ceará, Bahia, Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo se encontram na cidade serrana cearense para participar do “Fórum FNT Guaramiranga 25+”, que acontecerá nos dias 2 e 3, na sede da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), como parte do Programa de Formação do festival. Será um espaço de diálogo sobre a sustentabilidade das artes no contexto dos festivais. Para o FNT, será um momento de pensar os próprios rumos, em reflexão conjunta com os eventos de artes cênicas que participam desta edição, por meio de programadores e curadores.

As mesas do Fórum

A primeira mesa do Fórum, no dia 2, às 14h, será sobre “O que querem os festivais de artes cênicas no Brasil”. Participam Bel Toledo, presidente da Cooperativa Paulista de Circo (SP), Cristina Castro, do Festival Internacional Vivadança (BA), Felipe de Assis, do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia – FIAC (BA), Gabriel Murilo, da Plataforma Música Mundo (MG) e Pedro Vilella, do Festival/Plataforma Trema! de Teatro (PE). Será mediado por Nilde Ferreira, coordenadora do FNT.

Isabel Toledo (Foto: Divulgação)

Na sequência, às 15h30, Michele Rolim (pesquisadora, autora do livro O que pensam os curadores de artes cênicas, que lança após a mesa) e Paulo Feitosa (coordenador da curadoria da Mostra Nordeste do 25º FNT) abordam “Processos de curadoria em festivais de artes cênicas”, mesa mediada por Magela Lima (Doutor em Teatro pela UFBA, consultor de programação do FNT).

No dia 3, às 14h30, o Fórum segue com a mesa “Sustentabilidade das artes no contexto dos festivais de artes cênicas”, mediada por Paulo Feitosa (Quitanda das Artes). Participam: Cooperativa Paulista de Circo, Festival Internacional Vivadança, Festival Internacional de Artes Cênicas – FIAC, Plataforma Música Mundo, Festival/Plataforma Trema! de Teatro e Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga.

Outros importantes festivais do Ceará convidados também devem estar representados: Festival Internacional de Máscaras do Cariri, Festival de Dança do Litoral Oeste, Festival Internacional de Circo do Ceará, Festival de Teatro Infantil do Ceará (TIC), Festival de Música da Ibiapaba (MI), Festival Noites Brasileiras, Festival de Teatro de Acopiara e Festival dos Inhamuns – Circo, Bonecos e Artes de Rua.

Além do “Fórum FNT Guaramiranga 25+”, também integram o Programa de Formação do FNT 25 anos as seguintes ações. Pela manhã, de 2 a 8, acontece o Ciclo de Debates sobre os espetáculos da Mostra Nordeste. De 3 a 6 haverá atividades do projeto “Escolas da AGUA – Teatro, Música e Comunicação”, que abrange: Encontro da Rede Escolas da Cultura / Secult-CE; palestra “Processos de curadoria em festivais de artes cênicas”; residência da Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité – ELT Maciço; os espetáculos “Minemosine”, com Paula Yemanjá, e “Tempestade” e “Onde é fora?”,  com Silvia Moura, que também conduz a oficina Escrita Instantânea e Confessional. O projeto Vivências e Intercâmbios na Escola de Música de Guaramiranga – Maciço de Baturité promove Recitais Didáticos da Escola de Música de Guaramiranga de 4 a 6, nas escolas de Guaramiranga e Pacoti, e no dia 6 realiza a palestra e workshop “O feminino na música brasileira”, com a cantora Jord Guedes, às 14h, no Teatro Dona Zilda (Escola ZMB).

Com toda a programação gratuita, o 25º FNT acontece de 1 a 8 de setembro, apresentado pelo Governo do Estado do Ceará/Secretaria da Cultura, numa realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Parceria: Prefeitura Municipal do Guaramiranga, através da Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo, e Theatro José de Alencar. Consultoria executiva: Quitanda das Artes. Agradecimentos: Enel.

SERVIÇO

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO FNT

FÓRUM FNT GUARAMIRANGA 25+

Dia 02 |09 (domingo)

14h: Mesa 1- O que querem os festivais de artes cênicas no Brasil

15h30: Mesa 2- “Processos de curadoria em festivais de artes cênicas”

16h30: Lançamento do livro “O que pensam os curadores de artes cênicas”. Autora: Michele Rolim. Editora Cobogó.

Paulo Feitosa (Foto: Acervo Pessoal)

Dia 03 | 09 (segunda-feira)

14h30: Sustentabilidade das artes no contexto dos festivais de artes cênicas Mediação: Paulo Feitosa (Quitanda das Artes)

CICLO DE DEBATES DO FNT – MOSTRA NORDESTE

De 02 a 08 |09 (domingo a sábado), às 10h
Local: Sala da AGUA

PROJETO “ESCOLAS DA AGUA – TEATRO, MÚSICA E COMUNICAÇÃO”

Encontro da Rede Escolas da Cultura / Secult-CE

Dias 01 e 02/09. Local: Sala Fernando de Mendonça- anexo do Teatro Municipal

Palestra “Processos de curadoria em festivais de artes cênicas”

Apresentação: Michele Rolim (pesquisadora, autora do livro “o que pensam os curadores de artes cênicas”). Dia 02/09. 15h30. Local: AGUA

Residência da Escola Livre de Teatro do Maciço de Baturité – ELT Maciço

Dias 03 a 06 / 09. Mediação: Sílvia Moura

Atividades abertas ao público:

Dia 03/09. 17h. Espetáculo: “Tempestade”, com Sílvia Moura. Local: Praça da Prefeitura

Dia 04/09. 9h. Espetáculo: “Onde é fora?”, com Sílvia Moura. Local: Ruas

Dia 04/09. 14h. Espetáculo: “Minemosine”, com Paula Yemanjá. Local: AGUA

Dias 04 e 05/09. Oficina: Escrita Instantânea e Confessional. Mediação: Sílvia Moura. Local: Escola Professor Júlio Holanda- Sala de Leitura

PROJETO VIVÊNCIAS E INTERCÂMBIOS NA ESCOLA DE MÚSICA DE GUARAMIRANGA – MACIÇO DE BATURITÉ

Palestra e workshop “O feminino na música brasileira”

Apresentação: Jord Guedes

Data: 06 / 09

Hora: 14h

Local: Teatro Dona Zilda (Escola ZMB)

Recitais didáticos da Escola de Música de Guaramiranga

Datas: 04,05 e 06/09

Locais: Escolas de Guaramiranga e Pacoti