• setembro 13, 2023

Presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante comenta como o PIX impactou o comércio

Presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante comenta como o PIX impactou o comércio

Desde 2020, o sistema de pagamentos se tornou parte da vida dos brasileiros. Na capital cearense, clientes e vendedores aguardam com expectativa as novas funções do PIX

Entre os estados que mais realizam transações por meio do Pix, o Ceará é o que mais se destaca. Segundo levantamento do Relatório de Gestão do Pix, feito pelo Banco Central (BC). Ao todo, são 20 transações no sistema de pagamentos ao dia por pessoa. A média do Nordeste é de 19 por usuário. Além disso, recentemente, o Pix atingiu um novo recorde: 150 milhões de transações em um único dia. O BC também divulgou atualizações, que prometem expandir e transformar ainda mais o cenário de pagamentos no Brasil.

Desde o seu lançamento em 2020, o sistema tem desafiado as convenções. Agora a promessa é de que, logo em breve, seja possível realizar os pagamentos de maneira instantânea, sem o uso de internet, e até mesmo para fora do país. Outra nova funcionalidade é o PIX automático, ferramenta prevista para ser lançada em abril de 2024. Isso permitirá que pagamentos recorrentes sejam feitos de forma automatizada, sem a necessidade da autenticação do usuário todos os meses.

Essas mudanças geram grande expectativa para o comércio nacional. Em Fortaleza, a capital mais rica do Nordeste, de acordo com o IBGE, clientes e vendedores serão beneficiados com as novas funções. Como afirma Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza:

“O PIX tem sido uma enorme ferramenta para o nosso comércio, pois significa mais rapidez e mais segurança para os consumidores e vendedores. As pessoas podem ir ao centro, shoppings e demais corredores comerciais para realizar suas compras sem precisar levar dinheiro físico. Trata-se de um sistema que, graças a sua tecnologia, facilita e moderniza ainda mais o processo de vendas”.