• novembro 27, 2021

“Pequenos Guerreiros”, primeiro longa da cineasta Bárbara Cariry, terá estreia no 31º Cine Ceará com plateia formada por crianças

“Pequenos Guerreiros”, primeiro longa da cineasta Bárbara Cariry, terá estreia no 31º Cine Ceará com plateia formada por crianças

Um público especial de 200 crianças vai conferir a estreia de “Pequenos guerreiros”, primeiro longa-metragem da cineasta cearense Bárbara Cariry. A exibição será na Mostra Social O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, do 31º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, nesta segunda-feira, dia 29, às 14h, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

As crianças fazem parte de cinco projetos sociais apoiados pela Enel: Proativa Academia, Instituto Esporte Mais, Instituto Katiana Pena (IKP), Fundação Raimundo Fagner e Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF). Pela primeira vez elas têm a oportunidade de ir ao cinema e vão fazer isso em um dos mais belos cinemas do país, o Cineteatro São Luiz. Na telona, vão conferir a estreia nacional de um longa-metragem e ao final da exibição, vão conhecer a diretora Bárbara Cariry e outros integrantes da equipe do filme, com quem vão poder conversar.

Em “Pequenos guerreiro”, Cosme e Dona Maria, acompanhados do filho Benedito e dos sobrinhos Matheuzinho e Bruna, fazem uma viagem do litoral até a cidade de Barbalha, onde vão pagar uma promessa na Festa do Pau da Bandeira. A viagem é uma descoberta das paisagens, das histórias e das riquezas culturais do sertão. As três crianças vivem um processo de encantamento e afetividade e, depois da bonita aventura, Bruna, Matheuzinho e Benedito serão para sempre grandes amigos.

A diretora Bárbara Cariry é formada em Audiovisual e Novas Mídias pela Universidade de Fortaleza e tem mestrado em Estudos Curatoriais pela Universidade de Coimbra, em Portugal. Dirigiu os curtas-metragens Verão (2009), O Silêncio do Mundo (2011) e A Canção de Alice (2018) e atuou como produtora executiva em diversos curtas e longas-metragens brasileiros, como Mãe e Filha (2012), de Petrus Cariry; Os Pobres Diabos (2013), de Rosemberg Cariry, e Sertânia (2019), de Geraldo Sarno, entre outros. “Pequenos Guerreiros” é a sua estreia como diretora de longas-metragens.

31º CINE CEARÁ

Com mais de 40 filmes, entre longas e curtas-metragens, o 31º Cine Ceará teve início no sábado, 27 de novembro, e segue até 3 de dezembro em formato híbrido, presencial em Fortaleza, no Canal Brasil, Canais Globo, Globoplay + Canais ao Vivo, no Youtube do evento e na TV Ceará. O 31º Cine Ceará é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, e da Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Secultfor. Conta com o Canal Brasil como Exibidor Oficial. Apresentação: SP Combustíveis. Patrocínio VIP: Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio: Piraquê, Cagece e Banco do Nordeste. Apoio Cultural: Universidade de Fortaleza e Cegás. Agradecimentos: Enel.

Pequenos Guerreiros

Direção: Bárbara Cariry. Ficção. 74’. Ceará/Brasil. 2021.

Ficha Técnica

Produtora: Iluminura Filmes

Direção e produção executiva: Bárbara Cariry

Roteiro: Bárbara Cariry e Rosemberg Cariry

Elenco: Georgina Castro, Bruno Goya, Juan Calado, Lara Ferreira e Daniel Almeida.

Direção de fotografia: Petrus Cariry

Montagem: Bárbara Cariry e Petrus Cariry

Direção de arte: Sérgio Silveira

Direção de produção: Teta Maia

Trilha sonora original: João Victor Barroso

Som direto: Yures Viana

Mixagem e desenho de som: Érico Paiva