• outubro 5, 2017

Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará também terá espetáculos para bebês

Apresentado pelo Ministério da Cultura, CAIXA e Enel, o 7º Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará acontece de 06 a 12 em Fortaleza e de 11 a 16 em Sobral. Toda a programação tem acesso gratuito

Um público bem especial vai marcar a abertura do 7º TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará, que começa nesta sexta-feira, dia 6 de outubro, em Fortaleza: recém-nascidos. Para eles, a cantora, multi-instrumentista, compositora, diretora e atriz Fernanda Cabral, da Cia Studio Sereia, de Brasília, apresenta Música nas Incubadoras. O trabalho reúne melodias vocais e sonoridades acústicas para a recuperação de bebês. São micros concertos apoiados no uso da voz e de diferentes instrumentos musicais que fazem referência simbólica aos quatro elementos da natureza. Este projeto se iniciou em Portugal e passou pela Espanha e por Brasília, tendo reconhecimento das famílias e da comunidade médica. As apresentações vão acontecer no dia 6, pela manhã e à tarde, no Hospital e Maternidade Eugênia Pinheiro, do grupo Hapvida, em Fortaleza.

É também para bebês, o espetáculo Borboletário, novo trabalho do grupo cearense Zepelim conte outra vez, mas a idade do público é um pouco mais “avançada”: 6 meses a 4 anos. Este espetáculo é fruto da participação do grupo na oficina de teatro para bebês ofertada pelo Encontro de Narrativas para a Infância, realizado pelo TIC, em 2014 e 2015. O grupo se apresenta de 6 a 8, no Teatro Sesc Iracema, em Fortaleza, e nos dias 11 e 12 no Theatro São João, em Sobral.

A data da abertura da 7ª edição do TIC será marcada também pela estreia de O Senhor Ventilador, novo espetáculo do Grupo Bagaceira de Teatro, que aposta no teatro de objetos. Este é o quarto espetáculo para o público infantil, dentre os 16 montados pelo grupo, fundado há 17 anos. As apresentações acontecem no dia 6 no Teatro Dragão do Mar, e no dia 11 no Teatro do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ).

Com programação totalmente gratuita, o festival acontece de 6 a 12 em Fortaleza e de 11 a 16 em Sobral, realizando 40 sessões de espetáculos de artistas de diversos países, mesclando diferentes linguagens, estéticas e dramaturgias para todas as idades.