• setembro 28, 2018

Faculdade CDL aposta em Marketing de Associação em nova campanha publicitária

 

A Faculdade CDL lança neste mês de setembro a nova campanha “Psiu! Estude na Melhor Escola de Negócios do Ceará”, que tem o objetivo de consolidar a marca e reforçar o conceito de instituição de ensino superior mais qualificada para capacitar profissionais nas áreas de negócios e tecnologias da informação, além de fidelizar os estudantes atuais e criar maior empatia com o público-alvo.

O conceito da campanha utiliza a onomatopeia “Psiu!” para chamar a atenção, causando curiosidade no público.

“Estamos apostando no Marketing de Associação ao usar uma onomatopeia como ferramenta de comunicação para criar referência a marca”, explica Romário Rocha, coordenador de Marketing da campanha idealizada pela Dégagé, empresa que atua há 18 anos no mercado de comunicação do Ceará, atendendo clientes como a CDL de Fortaleza, o Cine Ceará e o Festival Jazz & Blues de Guaramiranga.

O símbolo da campanha é o mascote que representa o estudante da Faculdade CDL e faz referência ao “Psiu!”. O diretor de arte da campanha, Pedro Henrique Pontes, explica como ele é composto.

“É um símbolo de exclamação ao contrário, proveniente da onomatopeia. Para fortalecer o termo de melhor escola de negócios foi usado o “1º” na sombra do mascote. Além disso, ele tem gravata remetendo aos negócios (missão, visão e valores da Faculdade CDL), e carrega um livro, representando o estudo no processo de formação”.

Era digital

De acordo com pesquisa realizada na instituição de ensino, cerca de 54% dos estudantes têm como principal fonte de informações os sites e portais, enquanto cerca de 82% se informam principalmente pelas redes sociais. A mudança de comportamento do consumidor-estudante levou a equipe de marketing a priorizar, no primeiro momento, a mídia online.

“Entender como os alunos de 21 a 30 anos se comportam em relação ao consumo de informação foi fundamental para nortear essa nova campanha. Queremos evitar ruídos, desperdício de esforços e sermos mais assertivos”, pontua Romário Rocha.

O publicitário acrescenta que, apesar do foco inicial ser a mídia online, a mídia off-line também será contemplada, com outdoors distribuídos na praça de Fortaleza. Aos poucos a campanha vai se desenvolvendo com anúncios também em relógios de rua, busdoor, panfletos, emissoras de rádio e TV.

Engajamento

Mas, para garantir o sucesso da estratégia no universo online, os idealizadores da campanha tinham um desafio: era necessário criar um sentimento de pertencimento entre colaboradores e alunos, para ver aumentar o engajamento nas redes sociais da instituição.

O primeiro passo foi trocar o acervo de imagens com modelos profissionais que já existia por um ensaio fotográfico com 20 estudantes da Faculdade CDL, que vão estampar as peças publicitárias. O fotógrafo responsável foi Henrique Cardozo, que tem, entre seus trabalhos, fotos publicadas pelo El País, um dos principais veículos de comunicação da Europa, e em importantes revistas internacionais.

“É complicado chegar para o cliente e dizer: joga tudo fora. Vamos fazer tudo de novo! Mas era necessário, e contamos com o apoio da instituição”, constata Pedro Henrique Pontes.

O superintendente da Faculdade CDL, Lourenço Rodrigues Da Mata Filho, acredita que a campanha vai ser um sucesso porque destaca um dos principais diferenciais da instituição.

“Logo quando me apresentaram a campanha, achei bem interessante. Esperamos uma adesão grande, em massa, queremos atingir o maior número de pessoas possível, principalmente porque estamos apostando no diferencial de ser a melhor escola de negócios do Ceará, queremos ser lembrados por isso”, conclui.