• janeiro 15, 2018

Sobral revive o folclore no ritmo de Carnaval

Sobral vivenciou neste domingo (14) mais um festejo do pré-carnaval, o lançamento do bloco “Matracas do Acaraú”. Dentro da programação do “Verão Sobral”, o movimento adota do Carnaval o histórico objetivo de ocupação popular da cidade. E com o “Matracas”, a ideia se encaixa com essa energia que homenageia os símbolos do folclore enraizados na consciência da cidade.

Evocar personagens como “Diabo do Sereno”, “Chica Fulepão” e o “Diabo sem cabeça” para acompanhar o casamento de “Luzia-Homem” (do romance de Domingos Olímpio) e Cazuza (personagem do Folguedo do Boi) numa festa em movimento é a prova desse vínculo entre o povo e a própria cultura.

Partindo da sede do Instituto ECOA, o bloco passa pela Praça da Câmara Municipal, Igreja da Sé e estaciona no Largo das Dores. Nesse cortejo, intervenções de música, teatro, circo e linguagem cearense se unem em um espetáculo sonoro incomparável. Aliás, é interessante perceber que toda essa agitação é compartilhada com quem está lá para seguir uma festa que depende da cidade, de seus espaços, sua energia, e principalmente de sua história.

Além da música carnavalesca da “Big Farra Band” e do show da “Banda du Sol”, que acompanham o bloco, a festa continua após o encerramento com outros sons – na apresentação de abertura, teve Luxo da Aldeia pra animar o fim de noite!

Essa programação ainda se repete duas vezes em janeiro. Nos domingos 21 e 28, a partir das 17 horas, no Instituto ECOA, o “Matracas do Acaraú” parte novamente rumo ao casamento inesperado do pré-carnaval sobralense em um intenso aquecimento para as folias de fevereiro.