• julho 21, 2022

Escritora cearense rememora os tempos de infância na Praça do Carmo

Escritora cearense rememora os tempos de infância na Praça do Carmo

Na obra, a autora traz relatos de sua vivência na Praça do Carmo, uma das mais antigas do Centro de Fortaleza, localizada na Av. Duque de Caxias. Foi lá onde Oneida Pontes Pinheiro passou boa parte da infância, ao lado de adolescentes e idosos que também frequentavam este espaço, que tem sua origem no final do século XIX.  

“Foi uma infância muito feliz. Estávamos sempre juntos, pessoas de todas as idades, nos arredores da praça, que naquela época era um espaço arborizado, sem poluição e de muita tranquilidade. Escrever este livro não deixa de ser uma forma de ressignificar minha vivência no Centro da cidade, além de mostrar aos leitores um pouco de como era a Fortaleza de antigamente”, explica.  

Desde criança, a professora aposentada Oneida Pontes Pinheiro, 75 anos, gosta de ler e, principalmente, escrever. Colocar no papel suas lembranças, daquilo que viveu, ao lado de amigos e familiares, foi um hábito que sempre fez questão de manter. Entre memórias e afetos, ela entende que contar a sua história não deixa de ser uma forma de inspirar pessoas. Com essa motivação, Oneida vai lançar nesta sexta-feira, 22, às 19h, no Shopping Benfica, o livro “Raízes de uma Vida” (Editora Lua Azul Edições).  

Natural de Fortaleza, Oneida é formada em História pela UFC, com pós-graduação em Métodos e Técnicas de Pesquisa Histórica e Sociológica pela Uece. É participante e membro de vários grupos literários, dentre eles, a Associação Cearense de Escritores e a Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará.