• setembro 18, 2017

“É preciso oferecer uma experiência única para o cliente”, afirma professor Luis Lobão

Foto: André Lima

A palestra de encerramento da 28ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, que aconteceu, no Hotel Praia das Fontes, em Beberibe, foi ministrada pelo professor Luis Lobão com o tema “Tendências e Desafios do Varejo”. O especialista em planejamento estratégico com ênfase no crescimento fez uma análise do momento econômico brasileiro, mas não focando no que gerou a crise e, sim, nos mecanismos para sair dela.

De acordo com o palestrante, o primeiro passo é entender que o cliente mudou.  “Mesmo em uma retomada econômica, o consumo será feito de uma forma diferente em função da tecnologia ter gerado um empoderamento. Ou seja, nosso consumidor nunca teve tanto poder como agora.” Para confirmar essa análise, Lobão apresentou dados de uma pesquisa que aponta que 63% dos consumidores fazem consultas na internet e, principalmente, usando o celular, antes de comprar.

O especialista destaca ainda um dado que deve servir de alerta para os varejistas sobre o famoso “boca a boca”, mas na era digital. “O primeiro contato com o produto que acontecia na loja, agora ocorre bem antes na palma na mão. Então, basta eu me pronunciar negativamente que há uma queda de 62% na venda no produto. Se eu tiver duas negativas, esse número aumenta para 83% de chances para eu não vender. E três negativas, 97%. O consumidor, portanto, não só tem o poder de escolher como construir ou destruir a sua reputação”, detalha.

Ao mesmo tempo, Lobão aponta que a tecnologia não é uma adversária e, sim, a oportunidade de dar uma experiência total de consumo ao cliente com uma junção entre as lojas físicas e o online. “Na verdade, a proximidade com a loja física pode ser o diferencial. Nunca antes o varejista teve tanta chance de ofertar uma experiência única”, enfatizou. Como exemplo, o professor citou a compra de um extrato de tomate. O lojista pode, por meio de um aplicativo ou site, e usando o código de barras do produto, oferecer uma receita. Ou enviar via internet promoções daquele produto que aquele consumidor específico costuma comprar.

Educação

Para encerrar, Lobão comentou sobre o tema da 28ª Convenção Estadual do Comércio Lojista “Conhecimento Gerando Desenvolvimento”.  “Citando Alvin Toffler, na verdade, o futuro não é daqueles que estudaram ou não estudaram. Mas, principalmente daqueles que têm a capacidade de aprender, desaprender e aprender novamente. Ou seja, o conhecimento daqui pra frente é matéria-prima para a vantagem competitiva das empresas”, finalizou.

Parceiros

A 28ª Convenção Estadual do Comércio Lojista do Ceará conta com o apoio e o patrocínio das seguintes empresas e instituições: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Zenir, Grupo M. Dias Branco, Café Santa Clara, Guanabara, Casablanca Turismo, Gerasol, Solarfast do Brasil, Codisman, Prefeitura de Beberibe e Governo do Estado do Ceará.