• fevereiro 1, 2018

Daniela Mercury e Bloco dos Sujos: histórias que se cruzam no carnaval

“A cor dessa cidade sou eu. O canto dessa cidade é meu”

A cantora Daniela Mercury entoou esse e muitos outros versos populares numa carreira que passeou pelo axé, frevo, samba-reggae e até maracatu. O “furacão da Bahia” é a voz indispensável na animação do carnaval que chega esse mês em Sobral antes mesmo do festejo. O Bloco dos Sujos, evento de pré-carnaval da cidade, será puxado pela cantora no dia 03 de fevereiro.

É união de duas forças que nasceram na mesma festa. Daniela estreou nos trios elétricos como backing vocal do “pai do axé” Luiz Caldas no carnaval de 1986, e, muito antes disso, na década de 40, o Bloco dos Sujos desfilava pelas ruas de Sobral como “Bloco dos Anjos”. Este ano unidos, partem da Coluna da Hora rumo ao Arco, com os aguardados mais de 20 mil foliões. O trajeto será otimizado quanto ao trânsito e segurança.

O gueto, a rua, a fé
Eu vou andando a pé pela cidade bonita
O toque do afoxé e a força de onde vem
Ninguém explica, ela é bonita

No comando do trio elétrico, Daniela traz, além dos clássicos versos, a turnê de seu último lançamento “Tri Eletro”. O disco lançado ano passado ainda apresenta músicas inéditas e confirma a energia que nunca adormeceu na voz que agitou o canto de muitas cidades nas últimas três décadas. Claro, canções como “O canto da cidade”, “Swing da cor”, “Nobre Vagabundo”, “Ilê Pérola Negra”, “O mais belo dos belos” e “Rapunzel”, estão no setlist – a concentração será na Coluna da Hora às 17h neste sábado (03).

O desfile do Bloco dos Sujos acontece após a programação intensa do “Verão Sobral”, que aconteceu em janeiro, e uma semana antes do carnaval. Pense numa cidade que não pensa em ficar parada!