• março 1, 2018

25 anos de “Dona Zefinha”

Partindo de Itapipoca na década de 90, o Grupo Dona Zefinha rodou o mundo com discos e espetáculos cenomusicais por mais de 20 anos. Passando por países como EUA, Coréia do Sul, Hungria, Cabo Verde, Portugal, o grupo constrói a própria linguagem com elementos circenses e da arte de rua, numa expressão autêntica da brasilidade.

Esse ano, “Dona Zefinha” completa 25 anos promovendo apresentações em duas grandes circulações pelo Estado do Ceará, projeto fruto de dois editais culturais: Programa de Patrocínios Banco do Nordeste Cultural 2016/2018 e Cultura Infância da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

O projeto que começou em 2013 circulando pelo Nordeste, em 2015, passeou pelos bairros de Itapipoca e, em 2016, foi parar no sul do país. As duas novas edições acontecerão no mesmo ano, em comemoração ao aniversário, devendo acontecer entre março e junho de 2018.

A circulação “Dona Zefinha Volante – Programação Cultural Itinerante” começa pela Paraíba no início de março, e sobe para quatro cidades do Ceará: Juazeiro, Fortaleza, Jaguaribe e, não podia faltar, Itapipoca. A programação inclui os espetáculos “O casamento de Tabarim” e “Chafurdo” e “O circo sem teto da lona furada dos Bufões”, e ações de formação de plateia: o workshop “Vivência Cenomusical” e a palestra “Arte, Mercado Cultural e Gestão de Carreira”.

Em um segundo momento, a “Circula Interior – Programação Cultural Volante” caminha por mais cidades do Ceará: Tejuçuoca, Pentecostes, Umirim, Santana do Acaraú e Morrinhos – levando dois espetáculos cenomusicais infanto-juvenis do grupo, “O circo sem teto da lona furada dos Bufões” e “Chafurdo”, e duas ações formativas, as palestras “Cenomusical – O teatro e a música no processo de hibridação” e “Palhaçaria nossa de cada dia”.

É bom se programar o quanto antes pra essa viagem!