• maio 31, 2017

Literatura brasileira e MPB dialogam em espetáculos na Caixa Cultural

A CAIXA Cultural Fortaleza apresenta, de 16 a 18 de junho de 2017, a série musical Nascente e Foz: mestres da literatura brasileira e a MPB contemporânea, que une shows, intervenções poéticas e debates para homenagear três grandes nomes da literatura nacional. A cada dia, músicos compositores contemporâneos dialogam com a obra de um grande poeta que tem influência em suas criações. As intervenções cênicas ficam a cargo de um ator convidado e, ao final de cada espetáculo, junta-se ao elenco um convidado para debater com o público a obra do homenageado.

Com direção cênica de Emílio de Mello, esta série musical busca contribuir para a formação de ouvintes para a nova música e leitores para grandes poetas brasileiros. Cada espetáculo tem um roteiro original que evidencia a relação de filiação entre o grupo musical e o autor homenageado no dia com o canto, a performance instrumental e as declamações de trechos de obras literárias.

No primeiro dia, 16 de junho, o Coletivo Chama e a atriz Miriam Freeland homenageiam Mário de Andrade e, em seguida, o elenco recebe opoeta, teatrólogo e jornalista Oswald Barroso para o debate. No dia 17, o homenageado é o escritor Jorge de Lima, levado à cena pelo músico Thiago Amud, com as intervenções poéticas da atriz Julia Lemmertz. Para o debate, o convidado é o poeta, jornalista e produtor cultural José Inácio Vieira de Melo. No terceiro e último dia, a obra em destaque é de Vinicius de Moraes, no espetáculo apresentado pelo grupo Pietá e o ator Orã Figueiredo. Na sequência, o compositor, poeta e arquiteto Fausto Nilo participa do debate com o elenco.

O projeto Nascente e foz surge num momento delicado da relação entre música popular e literatura no Brasil, em que o efêmero, o hiper simplificado e a reciclagem dos subprodutos da cultura de massa predominam no âmbito da música popular, mesmo daquela saudada pela crítica como “cult”. Indo na contramão dessa tendência, na medida em que trazem à baila questões humanas atemporais e cultivam notável artesania estética, Coletivo Chama, Thiago Amud e Pietá atualizam essa vocação dialógica entre música popular e literatura.

Programação – Dia 16: Homenagem a Mário de Andrade, com Coletivo Chama e atriz Miriam Freeland. Debate com Oswald Barroso e elenco.

Dia 17: Homenagem a Jorge de Lima, com músico Thiago Amud e atriz Julia Lemmertz. Debate com José Inácio Vieira de Melo e elenco.

Dia 18: Homenagem a Vinícius de Moraes, com banda Pietá e ator Orã Figueiredo. Debate com Fausto Nilo e elenco.