• setembro 9, 2021

Formação em Artes Cênicas abre inscrições gratuitas para turmas on-line e presenciais em Fortaleza, Russas e Sobral

Formação em Artes Cênicas abre inscrições gratuitas para  turmas on-line e presenciais em Fortaleza, Russas e Sobral

A formação acontece em formato híbrido, com aulas on-line para todo o estado e presenciais em três macrorregiões cearenses. Os públicos de interesse são atores, diretores, bailarinos, músicos, cantores, circenses, dramaturgos, técnicos da cena, professores e estudantes das escolas de artes e cultura

 

O Programa de Formação em Artes Cênicas reabre as inscrições gratuitas para cursos avançados, residências criativas e experimentos cênicos que acontecem entre agosto e novembro de 2021, em Russas, Fortaleza e Sobral, três macrorregiões culturais do Ceará. As aulas são destinadas a atores, diretores, cantores, bailarinos, músicos, artistas circenses, dramaturgos, iluminadores, sonoplastas e demais pessoas ligadas à arte e à técnica de cena. As inscrições gratuitas são por meio do Sympla, com links disponíveis no perfil do Teatro da Boca Rica.

Com um formato híbrido, o programa de formação abre vagas para todo o Ceará para as aulas on-line e presencial nas três macrorregiões. O programa deu início às atividades em fevereiro e março de 2020, retoma em agosto se prolongando até novembro de 2021. Ao todosão 12 cursos avançados, 6 residências artísticas e 4 experimentos cênicos. “Retomamos em formato híbrido e o objetivo é levar formação avançada para cidades onde ainda não existem pós-graduações em artes. Vamos ampliar os momentos de intercâmbio técnico, estético, pedagógico e de afeto entre criadores indo além das três macrorregiões e possibilitando inscrições de todo o estado”, ressalta Rejane Reinaldo, coordenadora da formação.

Os temas dos cursos abordam treinamento da mente, corpo e voz do ator, dança, música, canto, dramaturgia, teatro de boneco em suas várias técnicas de manipulação e a cena contemporânea. Além disso, serão abordadas tecnologias de cena, como iluminação, cenários, figurino, maquiagem e sonoplastia. O programa permite o encontro de diversas linguagens das artes cênicas, como teatro, dança, música, circo, ópera e tecnologias da cena. Compõem o programa de formação 23 professores criadores do Brasil, de estados como Bahia, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Acre, e de países como Argentina, Chile, França, Itália, Portugal e Venezuela, oferecendo 1.200 vagas em todo o Ceará, com certificação.

PROTOCOLO DE REABERTURA

O Programa de Formação em Artes Cênicas iniciou em 2020, tendo sido suspenso por conta dos protocolos de isolamento social da pandemia do novo coronavírus. Com as flexibilizações do protocolo de reabertura do nosso estado, as atividades do programa puderam ser retomadas e seguem até novembro deste ano.

 

7 Cursos avançados – on-line e presenciais (60 h/aula cada)

1) A música na cena. Conexões estéticas. Ópera Popular Moacir, cena 1 e cena 7 – com Alfredo Barros (PE/CE)

Maestro e compositor, doutor em Artes Musicais pela Universidade do Texas, Austin, EUA. Professor de composição do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE), diretor e regente titular da Orquestra Sinfônica da UECE (OSUECE).
Formato: on-line
Datas: 13 a 17 de setembro.
Horário: 13h às 17h e 18h às 22h.


2) CENOGRAFIA – com Luis Parras (SP/BA)

​Diretor de arte, cenógrafo, produtor cultural, pintor, desenhista, performer. Membro fundador do GIA – Grupo de Interferência Ambiental. Assina a direção de arte dos filmes Cidade Baixa (2005), Ó Pai Ó (2007), O Homem que Não Dormia (2012), A Luneta do Tempo (2014), A História da Eternidade (2014), de Camilo Cavalcanti, dentre outros. Assina também a cenografia de diversos espetáculos de teatro.
Formato: presencial
Local: Fortaleza. Teatro São José
Datas: 20 a 24 de setembro.
Horário: 13h às 17h e 18h às 22h.


3) Economia criativa em artes cênicas – com Paulo Benevides (CE)

Economista, professor e especialista em mercado cultural desde 2000. É diretor da Propono Consultoria Cultural, especializada em projetos da economia criativa.
Formato: on-line
Datas: 10 a 15 de outubro.
Horário: 13h às 17h e 18h às 22h.

4) Patrimônio cultural e artes cênicas. Opera popular – maracatu e reisado – com Vinicius Franco (UFRJ/CE)

Cearense, doutorando em Arqueologia no Museu Nacional (UFRJ). Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Arqueologia, SAB, e da Society of American Archaeology, SAA. Participa do Teatro da Boca Rica desde 1996, como professor, pesquisador, gestor, produtor cultural.
Formato: on-line
Datas: 10 a 15 de outubro.
Horário: 13h às 17h e 18h às 22h.


5)
Economia criativa em artes cênicas – com Paulo Benevides (CE)

Economista, professor e especialista em mercado cultural desde 2000. É diretor da Propono Consultoria Cultural, especializada em projetos da economia criativa.
Formato: on-line
Local: Sobral (cidade de referência).
Datas: 10 a 15 de novembro.
Horário: 13h às 17h e 18h às 22h.


6) Patrimônio cultural e artes cênicas. Opera popular – maracatu e reisado – com Vinicius Franco (UFRJ/CE)

Cearense, doutorando e Mestre em Arqueologia no Museu Nacional (UFRJ). Membro Efetivo da Sociedade Brasileira de Arqueologia, SAB, e da Society of American Archaeology, SAA. Participa do Teatro da Boca Rica desde 1996, como professor, pesquisador, gestor, produtor cultural.

Formato: on-line
Datas: 10 a 15 de novembro.
Horário: 13h às 17h e 18h às 22h.

  • 7) CENOGRAFIA – com Walter Domingos Lama (Argentina)
  • Argentino, escultor, cenógrafo, diretor técnico do Teatro San Martin (ARG) há 24 anos.  

Participação: Isadora Plateroti, argentina da Compañía de Teatro de Títeres Saltimbanquis.

Formato: presencial.
Local: Fortaleza. Teatro Carlos Câmara
Datas: 23 a 30 de novembro.
Horário: 13h às 17h e 18h às 22h.

6 Residências criativas – on-line e presencial (120 h/aula cada)

1)-Treinamento corpo voz mente do ator – com Veronica Velez (Argentina)

A argentina é atriz e professora de teatro, especializada em treinamento psicológico, físico e vocal. Ela é cantora, atriz e instrumentista, faz parte do grupo Teatro Acción (Argentina) e tem uma técnica própria de treinamento vocal criativo.

Formato: on-line.
Datas: 2, 3, 6, 7, 9, 10, 13, 14, 16 e 17 de setembro.
Horário: 11h às 15h e 17h às 21h.

2) FIGURINO – com Ricardo Bessa (AM/CE)

Diretor, dramaturgo e figurinista, é doutorando em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo, professor da Universidade de Fortaleza e do Centro Universitário Ateneu.  É diretor de teatro, dramaturgo e figurinista.

Formato: on-line.
Datas: 8, 9, 10, 14, 15, 16, 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de setembro.
Horário: 14h às 17h e 19h às 22h.

3) CENÁRIO – com Rodrigo Frota (URCA/UFBA)

Ator, diretor de arte e cenógrafo premiado, professor efetivo da Universidade Estadual do Cariri (URCA), doutorando em Artes cênicas pelo PPGAC da UFBA.

Esteve em dezenas de espetáculos e filmes e fez a direção de arte do longa metragem “Pacarrete” (2018), com direção de Alan Deberton, vencedor de 8 Kikitos no Festival de Cinema de Gramado, em 2019.

Formato: presencial.
Local: Sobral.
Datas: 5, 6, 7, 12, 13, 14, 18, 19, 20, 21 de novembro.
Horário: 13h às 17h e 18h às 22h.

4) A alma em um fio – fantoches e miniaturas. Teatro de marionetes de fio e artes visuais: articulações criativas – com Rosana Lopez (Argentina)

CIA Minha Alma Por Um Fio, graduada em Artes Visuais e Licenciatura em Artes, Atriz, diretora, artesã, professora de teatro de marionetes com fio, além de desenhista e pintora.
Participação: Pablo Aníbal di Paolo (Argentina)
Formato: presencial.
Local: Fortaleza. Teatro Carlos Câmara
Datas: 21 a 30 de novembro.
Horário: 13h às 17h e 18h às 22h.

5) Teatro de boneco e artes plásticas: articulações criativas – com Isadora Plateroti (Argentina)

Compañía de Teatro de Títeres Saltimbanquis. Arquiteta, artista plástica, bonequeira formada pelo Teatro General San Martín de Buenos Aires, assistente de cenografia de Walter Lamas, diretor do Teatro San General San Martín da Cidade Autônoma de Buenos Aires.
Participação: Walter Lamas, argentino, escultor, cenógrafo, diretor técnico do Teatro San Martin, na Argentina, há 24 anos. 
Formato: presencial.
Local: Fortaleza. Teatro Carlos Câmara
Datas: 8 a 17 de novembro.
Horário: 13h às 17h e 18h às 22h.

  •  
  • 6) Corpo imaginante / Corpo sonoro – com Diana Penalver Denis (Venezuela/ Chile)

Espaço, Corpo, Metáfora – Laboratório cênico itinerante. Professora honorária da UNEARTE, atriz de teatro e cinema, diretora, criadora, investigadora musical, multi-instrumentista e cantora venezuelana, radicada em Santiago do Chile.
Formato: on-line.
Datas: 7, 9, 11, 14, 16, 18, 21, 23, 25 e 26 de setembro.
Horário: 9h às 13h e 14h às 18h.

1) A caverna – com Diana Penalver Denis (Chile/Venezuela)

Professora honorária da UNEARTE, atriz de teatro e cinema, diretora, criadora e investigadora musical venezuelana, radicada em Santiago do Chile. Espaço, Corpo, Metáfora – Laboratório cênico itinerante
Formato: on-line
Datas: 4, 6, 8, 11, 13, 15, 18, 20, 22 e 23 de outubro.
Horário:
Grupo 1 – 9h às 13h
Grupo 2 – 14h às 18h

Horário: 13h às 17h e 18h às 22h.

3) Labirintos imaginários. Inspirado na história: As ruínas circulares de Jorge Luis Borges – com Eduardo Gilio (Argentina)

Eduardo Gilio, do Teatro Acción, Argentina, é Diretor de teatro e autor. Professor. Investigador. Compositor musical e artista na área das novas tecnologias e da video arte. Formado na Faculdade de Belas Artes da UNLP

Formato: on-line
Datas: 1 a 10 de novembro.
Horário: 13h às 17h e 18h às 22h.


4) Teatro de Boneco – Ópera Popular Moacir, cena 7 – com Omar Rocha (CE)

Circo Tupiniquim, ator, diretor, bonequeiro, reconhecido por décadas de trabalho na área, historiador e bacharel em Direito, é também especialista em Gestão de Produtos e Serviços Culturais pela UECE. É o criador dos bonecos do programa humorístico de sátira policial: “Nas Garras da Patrulha”. Estudou teatro no Colégio de Direção Teatral e tem especialização em arte dramática, na Academia Russa de Artes Teatrais (GITIS).
Formato: presencial.
Local: Russas. 
Datas: 4 a 14 de novembro.
Horário: 13h às 17h e 18h às 22h.

Quem é quem

A realização do Programa de Formação em Artes Cênicas é do Governo Federal / Funarte, do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura (Secult), e da Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica.

Realização: Governo Federal / Funarte, Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica. Produção: Fundação Nacional de Artes – Funarte. Apoio institucional: Instituto de Estudos de Teatro da Universidade Sorbonne Nouvelle  (França), ​Laboratório Teatral Permanente Teatro Studio Attrice / Non (Itália), Centro de Teatro e Canto de Palermo (Itália), da Companhia Espaço, Corpo, Metáfora – Laboratório cênico itinerante, Teatro Acción (Argentina), Universidade Federal da Bahia – UFBA, Universidade Federal do Acre – UFAC, Prefeitura Municipal de Jaguaribe/ Secretaria de Educação e Cultura / Superintendência de Cultura; Prefeitura Municipal de Russas / Secretaria da Cultura, Turismo e Esporte de Russas, Prefeitura Municipal de Sobral / Secretaria da Cultura, Juventude, Esporte e Lazer / Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes – ECOA, Prefeitura Municipal de Fortaleza/ Secretaria da Cultura / Teatro São José e Secretaria da Cultura do estado do Ceará / Teatro José de Alencar / Teatro Carlos Câmara/  Instituto Dragão do Mar / Porto Iracema das Artes.

SERVIÇO

Inscrições: link na bio do perfil @teatrodabocarica               

Associação Educativa Cultural Teatro da Boca Rica

Redes Sociais: @teatrodabocarica

Mais informações: formacaobocarica@gmail.com

DÉGAGÉ – ASSESSORIA DE IMPRENSA

Jornalistas Responsáveis: Sônia Lage e Eugênia Nogueira

Atendimento à Imprensa: Eugênia Nogueira e Lívia Manzolillo

85 3252.5401 / 99989.5876 / 98902.6992