• setembro 5, 2018

Feriado em Guaramiranga com teatro, música, circo e dança

Crianças e adultos têm diversão garantida neste feriado. Dona Zefinha, Os Transacionais e o Pavilhão da Magnólia fazem parte da programação do 25º Festival Nordestino de Teatro. É gratuito! 

O feriado da Independência em Guaramiranga vai ser de teatro, circo, música e dança com o 25º Festival Nordestino de Teatro (FNT), que teve início no dia 1º de setembro e segue até sábado, dia 8. No fim de semana de encerramento, a programação de espetáculos começa à tarde e continua até o fim de noite nas praças, no Teatro Rachel de Queiroz e em outros espaços cênicos. O acesso é gratuito.

O público infantil poderá conferir o FNT para Crianças, uma programação oferecida pelo SESC/CE, na Praça da Prefeitura. Nesta sexta-feira, dia 7, às 10h, o Grupo Ânima apresenta “Circo Pirilampo” e, às 17h, a atração é a Trupe Realejo. No sábado (08), às 16h, a animação fica por conta de Orlângelo Leal do grupo Dona Zefinha, com o espetáculo “Autômato”.

Dona Zefinha (Foto: Letícia dos Passos)

À noite, há sessões de espetáculos em vários pontos da cidade. Na sexta-feira, às 19h, na Central de Artesanato, acontece a Mostra Cena Plural, com os Dramas de Guaramiranga. Em seguida, às 20h, o grupo Pavilhão da Magnólia participa da Mostra Palco Ceará, com a peça “Maquinista”, na Praça do Teatro Municipal.

Do Rio Grande do Norte, o Grupo Carmim apresenta “A Invenção do Nordeste”, às 21h, no Teatro Rachel de Queiroz, fechando a Mostra Nordeste. A peça propõe desenhar a trajetória do estabelecimento da região, com todas as suas individualidades e também todos os estereótipos alimentados por décadas pela literatura, cinema, música e artes visuais brasileiras.

Grupo Carmim apresenta “A Invenção do Nordeste” (Foto: Rogério Alves)

O Coletivo Os Pícaros Incorrigíveis estará na Praça da Prefeitura, às 22h30, com o espetáculo “Devorando Heróis: A tragédia segundo pícaros”, que integra a Mostra Palco Ceará. E tem show no fim de noite, com a cantora Soaria Novais apresentando “Brasiliandei”, às 23h30, no Palco da Música, em frente ao Odilon Bar.

SÁBADO EM GUARAMIRANGA

Na programação de encerramento do FNT, no sábado, dia 8, a Companhia Prisma de Artes participa da Mostra Palco Ceará com a peça “Putz, a menina que buscava o sol”, às 18 horas no Teatro Rachel de Queiroz. A montagem conta a trajetória lúdica da menina que sai em busca de si mesma e traz nas cores, a metáfora das próprias experiências.

As apresentações seguem na Praça da Central de Artesanato com dois espetáculos da Mostra Cena Plural: às 19h, “Identidade”, da Escola de Arte e Cultura, de Pacoti, e às 20h, “Tá Caindo Fulô”, das Dramistas da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga. O FNT continua na Praça do Teatro Municipal às 20h30, com o grupo Dona Zefinha abrindo a turnê de lançamento do disco “Da Silva: El Hijo de Las Américas”, uma co-produção entre a trupe e o grupo Pato Mojado, da Argentina.

E às 21h30, na Escola Prof. Julio Holanda, o Festival apresenta na Mostra Ceará Convida o espetáculo baiano “Looping Bahia: Overdub”, uma criação colaborativa dirigida por Felipe de Assis, Leonardo França e Rita Aquino. O trabalho resulta do agrupamento de artistas independentes, cujas trajetórias atravessam a dança, o teatro e a música. Nesta apresentação, integram o projeto Edbrass Brasil, Jai Bispo, Jaqueline Elesbão, Rangell Souza e Talita Gomes.

Para encerrar com festa a edição comemorativa de 25 anos do FNT, tem shows no Palco da Música das 23h até às 2h da manhã. Começa com os Tambores de Guaramiranga e depois o som é da banda Os Transacionais, com um resgate da música brasileira dos anos 60, 70, passando pelo carimbo e samba-rock.

Com toda a programação gratuita, o 25º FNT acontece até o dia 8 de setembro, apresentado pelo Governo do Estado do Ceará/Secretaria da Cultura, numa realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará/Secult, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Parceria: Prefeitura Municipal do Guaramiranga, através da Secretaria de Cultura e Secretaria de Turismo, e Theatro José de Alencar. Consultoria executiva: Quitanda das Artes. Agradecimentos: Enel.