• fevereiro 8, 2021

Especialista que desenvolveu projetos para gigantes mundiais do varejo dará curso na Faculdade CDL

Especialista que desenvolveu projetos para gigantes mundiais do varejo dará curso na Faculdade CDL

Em um momento de economia desaquecida e margens cada vez mais apertadas, a adoção do gerenciamento por categorias (GC) pode ser um dos caminhos para cativar o consumidor, o shopper, e melhorar os resultados. O GC consiste, em linhas gerais, em categorizar os produtos desde o cadastro até o ponto de venda, nas lojas, de acordo com a necessidade do cliente a partir das informações trocadas com os distribuidores. Nessa análise entram dados sobre o comportamento do consumidor e dados dos produtos.

Caso seu supermercado ou loja já trabalhe com GC, talvez seja o momento de analisar se o acompanhamento tem sido feito corretamente, ou mesmo de ampliar o trabalho para novas categorias. Para aprimorar as técnicas ou aprender novas ideias dentro desse conceito, o ideal é passar por uma qualificação rápida e prática. Por isso, a Faculdade CDL ofertará o curso de extensão Gerenciamento por Categoria, de 23 a 25 de fevereiro, das 14h30 às 18h30, em formato remoto pela plataforma ZOOM. As inscrições estão abertas no site: www.faculdadecdl.edu.br.

O curso será ministrado por Fátima Merlinespecialista em varejo e comportamento do consumidor, que atua há mais de 30 anos nessas áreas. Ela já desenvolveu projetos nacionais e internacionais para gigantes do varejo como Abras, Apas, Eudora, Pepsico, Kraft, Danone, Nestlé, Coop, GPA, Carrefour, WalMart, Enxuto, Lopes Supermercados, Supermercado Rondon, Grupo Pereira, entre outros.

Segundo Merlin, o gerenciamento por categorias é um processo que implica um profundo conhecimento do consumidor final e do shopper, para realizar ações focadas em melhorar a experiência do consumidor, aumentar as vendas, o ticket da empresa, otimizar os custos, diminuir o estoque e reduz a ruptura. Entre as ações estão a organização dos produtos na loja conforme o que o cliente precisa, mantendo a disponibilidade de estoque, boa sinalização e preço adequado.

Ao analisar o mercado, Fátima Merlin explica que é preciso que o varejo redobre a atenção aos pontos de vendas, pois mais do que nunca é fundamental oferecer e garantir uma compra rápida, prática, resolutiva e agora com segurança. “É vender o produto e desenhar a loja com olhar para as necessidades do shopper, pensando em solução”.

A especialista destaca ainda que se especializar em gerenciamento por categorias é uma excelente oportunidade para conseguir emprego, já que é uma área em franca expansão. “Há muita demanda por profissionais qualificados, inclusive no Nordeste. Ter essa formação é um diferencial em um processo seletivo”, pontua.

O curso de extensão Gerenciamento por Categoria terá carga horária de 12 horas/aula e apresentará os pilares essenciais do método GC, reflexões, discussões de casos reais e uma visão prática e aplicada do conceito. A especialização é destinada a profissionais das áreas comerciais, de vendas, gerenciamento por categorias, marketing, merchandising, trade, shopper insights e operacional.

FACILITADORA

Fátima Merlin é Master Business em Marketing pela FIA, economista, empresária, sócia-fundadora da Connect Shopper. Especialista em varejo, pesquisa de marketing, comportamento do consumidor e Shopper e Gerenciamento por Categoria. Atua há mais de 30 anos nessas áreas. Desenvolveu projetos nacionais e internacionais para Abras, Apas, Eudora, Pepsico, Kraft, Danone, Nestlé, Coop, GPA, Carrefour, WalMart, Enxuto, Lopes Supermercados, Supermercado Rondon, Grupo Pereira, entre outros.