• julho 23, 2021

Dormir mais tarde e acordar mais cedo

Dormir mais tarde e acordar mais cedo

concorrência, desde que paritária e justa (não predatória) é uma ótima maneira de o varejista se posicionar estrategicamente na venda de seu produto ou serviço, todos sabemos.

Meu concorrente e eu pagamos os mesmos impostos, estamos sujeitos às mesmas intempéries e benefícios.

Em uma saudável competição, salva-se – e leva vantagem – quem tem equipe melhor estruturada, maior poder de barganha, inteligência para aproveitar as oportunidades. Tudo isso vai exigir mais dedicação do empresário.

Destinar mais tempo à empresa é optar por mais crescer. Para melhor estruturá-la é imperativo conhecer-se, conhecer o mercado, estudá-lo, desenvolver sistemas de informação, atualizar-se sempre.

O empresário deverá dormir mais tarde e acordar mais cedo, destinar mais recursos para aplicação no negócio, zelar por ele, fazer uso das novas tecnologias.

Outrora eram somente pessoas e processo, agora são pessoas, processos e tecnologia. Tempos novos, novas habilidades e caminhos.

É preciso debruçar-se sobre procedimentos e protocolos, atender os desejos do consumidor, entender suas necessidades.

O lojista deve saber qual plataforma de recursos humanos estabelecer entre o seu colaborador e o cliente, determinar um conjunto de competências essenciais, enfim.

Ao criar promoções, sabedor que a concorrência está de olho, já a seguir reinventar-se, dar salto mais adiante. A competição deixa a gente mais atenta.

Nessa perspectiva, minha fonte inspiradora é dona “Necé” – Sra. Necessidade.

Antigamente o mercado lançava um produto novo e as diversas empresas – cada uma à sua maneira – tinha sua proposta de valor.

Traçávamos a nossa tabela, observando a tabela dos outros para chegarmos aos objetivos colimados. Era estudando o mercado e a jornada do consumidor que conseguíamos realizar as melhores coisas.

Com a inflação alta, jogávamos foco no produto, havia poucos produtos, vendíamos com facilidade. Hoje não, tem uma China exportando de um tudo, e o foco voltou-se à justa satisfação do consumidor.

A concorrência faz o empresário dormir mais tarde e acordar mais cedo. Dormir o suficiente para estar no páreo, sonhando com o sucesso.