• outubro 10, 2017

Conheça as personagens do curta-metragem Diz a Lenda, de Márcio Del Picchia

O filme é inspirado no cordel “Cantoria de Excelência”, de Marcos Mairton e vai ser lançado nesta quarta-feira (11), às 19h, no Cineteatro São Luiz

O curta-metragem Diz a Lenda, a mais nova produção do diretor Márcio Del Picchia, estreia na grande tela do Cineteatro São Luiz, na próxima quarta-feira (11), durante a programação da 3ª Semana de Audiovisual Cearense. O filme ficcional flerta com a realidade ao contar a história de um senador de índole duvidosa, que reúne amigos e inimigos durante a celebração anual da aliança republicanista.

A situação foge ao controle com a chegada de uma dupla talentosa de repentistas, que acabam transformando a esbórnia dos políticos em um verdadeiro vexame para o anfitrião. Tudo muito parecido com os escândalos e causos que assistimos hoje em dia no Planalto Central.

Com uma pitada de humor bem nonsense, o roteiro de Márcio Del Picchia teve como inspiração o cordel Cantoria de Excelência do escritor, poeta, cordelista, compositor e juiz federal cearense, Marcos Mairton. O sobralense ficou famoso ao proferir a primeira sentença em formato de cordel e logo se notabilizou por outras publicações.

Ficou curioso? Nós também! Por isso, batemos um papo com o realizador e traçamos o perfil de cada uma das personagens da trama para deixar vocês com água na boca e contando os dias para a grande estreia. Confira:

O SENADOR: No seu afã de conseguir votos e verba para uma próxima campanha eleitoral, o vaidoso e ambicioso senador convida correligionários e políticos em geral para uma celebração amistosa, que disfarça o caráter arrecadatório da ocasião. Sem saber que está cavando sua própria cova, o senador leva uma dupla de repentistas para abrilhantar a festa.

A DUPLA: Sagazes e rápidos no gatilho, os repentistas revelam para o público toda a verdadeira essência política do nosso anfitrião. Um político corrupto que em busca de favores, inclusive financeiros, derrama demagogia em suas relações.

O PUXA SACO: Toda empresa ou personalidade que se preze, tem um. Nâo é mesmo? No enredo, ele acompanha de perto o senador. Sua missão é lhe fazer elogios e limpar a poeira do seu paletó.

O MINISTRO: Quem poderia ter entrado de gaiato no navio, sabia muito bem o que estava procurando. O Ministro do Supremo Tribunal Federal, corrupto da mesma patota do nosso senador, é chegado a sabotagem e até apunha-la o anfitrião pelas costas.

JUIZ FEDERAL: Vestindo toga, o Juiz participa de uma animada prosa entre o bispo e um travesti, que fala sobre leis e processos com grande habilidade.

FORÇAS ARMADAS: A presença dos três poderes: Exército, Marinha e Aeronáutica, também está presente na reunião. Aliás, seus representantes estão aproveitando as benesses oferecidas pelo senador. Uma delas é a chance de jogar conversa fora com a ninfeta que entrou na festa de penetra em busca de alguma oportunidade de encontrar um casamento seguro.

Além de uma gama de figurantes e personagens do cotidiano, que estão ali somente para se alimentar e rir da desgraça alheia, o filme traz ainda participações especiais e que arrancam gargalhadas, como da AMANTE do senador que aparece para tumultuar ainda mais a confusão.

Há também um retrato sarcástico da cena política brasileira, com a participação de outros políticos, como o DEPUTADO, que fala abertamente ao senador sobre as dificuldades para se conseguir a verba necessária para se vencer uma eleição.

Deu para imaginar o que te espera dia 11? Então não perca!!! A exibição é gratuita e acompanha debate e Pocket Show da dupla de repentistas. Vai perder???