• setembro 1, 2017

Coletivo As Travestidas leva “Trans-Ohno” ao Festival de Teatro de Acopiara

Espetáculo “Trans-Ohono”, do Coletivo As Travestidas (Foto: Divulgação)

O penúltimo dia do 25º FETAC – Festival de Teatro de Acopiara segue animando a Terra do Lavrador. Nesta sexta (01), a cidade recebe espetáculos de diferentes cantos do estado. Ainda pela manhã, às 10h, Sidney Malveira, do Grupo Teatro Novo, visita o Liceu de Acopiara com o monólogo “Anônimos”, que conta a história de três idosos que vivem numa casa de repouso à espera da visita de familiares e amigos. A apresentação integra o projeto de formação de plateia do festival.

A programação noturna é aberta com o Grupo de Dança de Rua, que apresenta o número “Ordinários”, às 19h, em frente ao Centro Social da cidade. Logo após, às 20h, o Coletivo As Travestidas sobe ao palco do equipamento cultural para apresentar o espetáculo “Trans-Ohno”, que transita entre arquétipos masculinos e femininos, abordando a travestilidade no teatro e na dança. Encerrando a noite, às 21h, o Grupo Ninho, do Crato, encena a peça “Poeira”. A montagem é uma homenagem aos grandes nomes da tradição popular do Cariri, especialmente os mestres e mestras Dona Maria do Horto, Zulene Galdino, Raimundo Aniceto, João Aves de Jesus, Dona Edite, Naninha, Soledade, Alzira e Izabel.

O Festival de Teatro de Acopiara é realizado pela Cia Cordel de Teatro e tem o apoio cultural da ENEL, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, da Prefeitura Municipal de Acopiara e da Moveletro. Produção da Cinco Elementos Produções. Produção executiva da Marco Zero e consultoria executiva da Quitanda das Artes.