• setembro 14, 2022

Tem espetáculos do FNT em Fortaleza nesta semana

Tem espetáculos do FNT em Fortaleza nesta semana

Em Fortaleza, as apresentações do Festival Nordestino de Teatro acontecem nesta quinta (15) e sexta (16) no Teatro Dragão do Mar e domingo (18) no TJA. Em Guaramiranga a programação segue até sábado (17). Acesso gratuito.

Mais três espetáculos do 28º FNT – Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga acontecem em Fortaleza nesta semana. No Teatro Dragão do Mar, a Coletiva Flecha Lançada Arte, do Ceará, apresenta nesta quinta-feira (15), às 18h30, “Ané das Pedras” e na sexta, a artista Joaquina Carlos, também do Ceará, encena “Rogai por Eles”, às 19h30. O FNT segue para o Theatro José de Alencar no domingo (18) com o Coletivo Pico Preto, do Piauí, com o espetáculo “Despacho Deferido”, às 19 horas. A programação na capital é uma parceria do festival com o Instituto Dragão do Mar, por meio do Theatro José de Alencar e do Teatro Dragão do Mar.

Em Guaramiranga a programação segue até sábado (17) com espetáculos de teatro, música, debates, exposições, feira. Toda a programação é gratuita nas duas cidades. Detalhes sobre retirada de ingressos podem ser consultados no site (www.fntguaramiranga.com.br) e nas redes do FNT (@fntguaramiranga). 

O 28º FNT é uma realização da Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga (AGUA), com a consultoria da Quitanda Soluções Criativas. Tem a parceria do Sesc Ceará, do Theatro José de Alencar e do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o apoio da Prefeitura de Guaramiranga e da UNILAB – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, e o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), por meio da Lei do Mecenato Estadual. Agradecimento: Enel.

SOBRE OS ESPETÁCULOS EM FORTALEZA

Ané das Pedras – Coletiva Flecha Lançada Arte (CE) – Idealizado em 2017 por Bárbara Matias, o projeto Flecha Lançada Arte tem como interesse o cultivo do fazer com artesãos e artistas – multiplataformes – Indígenas Kariri do Siará (Ceará) e de outras regiões e/ou etnias do Brasil. Dentre as produções a coletiva desenvolveu Teatro, performances, Museu das Marrecas (em construção), poesia, artesanato, vídeo-performance, foto performance e cinema. A maioria das produções foram/são desenvolvidas na Comunidade do Marreco/Quitaíus, de Lavras da Mangabeira, no Cariri, onde Bárbara nasceu e se criou, e na cidade do Crato. A performance é uma procissão em que Bárbara doa pedras e convida os espectadores a plantar sonhos/sementes/pedras. Durante o ato, a liderança espiritual Idiane Crudzá recepciona as pessoas com cântico e reza sagrados e juntas enterram futuros possíveis. Essa performance é um ritual de plantação de pedra como quem conta o sonho.

Rogai Por Eles – Joaquina Carlos (Juazeiro do Norte/CE) – “Rogai por eles” é um espetáculo teatral resultado de uma pesquisa iniciada em 2016 e de um vídeo “Ensaio para ouvir vozes além de quatro paredes”, ambos desenvolvidos por Joaquina Carlos. Foi produzido no início da pandemia e quarentena da Covid-19 e tem inspiração nas falas e nas vozes silenciadas de mulheres remanescente da comunidade Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, estabelecendo conexão entre as memórias das mulheres remanescentes (suas vozes) e o público. O solo apresenta essa comunidade, por meio de imagens, músicas, vozes, pausas e silêncios. Maria Beatriz (figura fictícia) narra a história do Povoado, por meio de memórias, compartilhando lembranças e experiências da comunidade fundada pelo líder beato José Lourenço, na cidade do Crato, que surgiu em 1926 e foi destruída em 1936. A atriz Joaquina Carlos, graduada em Licenciatura em Teatro (URCA/CE), experimenta individualmente projetos artísticos próprios com conteúdo cultural e social desde a década de 90. Pesquisa e experimenta no seu fazer teatral técnicas de ação física.

Despacho Deferido – Coletivo Pico Preto (BA) – Desde 2016 o coletivo se debruça sobre ações culturais afirmativas. Formado por Inaíra Meneses, Anderson Gavião e Jaqueline Elesbão, idealizadora do projeto, o solo Entrelinhas e o espetáculo Despacho Deferido, ambos dirigidos, coreografados e interpretados por Jaqueline, assim como a websérie e documentário Voz sem Medo e o workshop Resiliência do Corpo-História, integram o portfólio da Pico Preto. O espetáculo solo de Jaqueline Elesbão traz analogia ao jogo, consiste em trazer para o público negro a experiência de se imaginar peça que fundamenta um jogo/sistema, que escancara o racismo e sustenta o sexismo. Podemos nos ver diante de uma estrutura que se reconfigura a partir da gente e pode ser desmontada por nós, quando ampliamos nossa ótica, desobedecendo essa lógica dominante e desbravando nossos medos.

PROGRAMAÇÃO – Mostra Nordeste e Mostra Palco Ceará

EM FORTALEZA

Dia 15 (Quinta-feira) – 18h30 – MOSTRA NORDESTE 

Ané das Pedras – Grupo: Coletiva Flecha Lançada Arte (CE)

Duração: 50min. Livre. Local: Teatro Dragão do Mar

Dia 16 (Sexta-feira) – 19h30 – MOSTRA PALCO CEARÁ

Rogai Por Eles – Joaquina Carlos (Juazeiro do Norte)

Duração: 40min. 14 anos. Local: Teatro Dragão do Mar

Dia 18 (Domingo) – 19h – MOSTRA NORDESTE 

Despacho Deferido – Coletivo Pico Preto (BA)

Duração: 30min. 16 anos. Local: Theatro José de Alencar

EM GUARAMIRANGA

Dia 14 (Quarta-feira) – 19h – MOSTRA PALCO CEARÁ

E.L.A – Jéssica Teixeira (Fortaleza)

Duração: 70min. 14 anos. Local: Teatro Rachel de Queiroz 

Dia 14 (Quarta-feira) – 20h – MOSTRA PALCO CEARÁ

Textotrúqui – Grupo: Residência Teatral para Pessoas Trans e Travestis (Fortaleza)
Duração: 60min. 12 anos. Local: ETI Professor Julio Holanda

Dia 15 (Quinta-feira) – 19h – MOSTRA PALCO CEARÁ

Devotees – João Paulo Lima (Fortaleza)

Duração: 40min. 18 anos. Local: Teatro Rachel de Queiroz 

Dia 15 (Quinta-feira) – 20h30 – MOSTRA NORDESTE 

Sobre Azares Futuros – Grupo: Budejar Criações Artísticas (MA)
Duração: 50min. 16 anos. Local: ETI Professor Julio Holanda 

Dia 15 (Quinta-feira) – 21h30 – MOSTRA PALCO CEARÁ

Rogai Por Eles – Joaquina Carlos (Juazeiro do Norte)

Duração: 40min. 14 anos. Local: Teatro Rachel de Queiroz 

Dia 16 (Sexta-feira) – 17h – MOSTRA NORDESTE 

Ané das Pedras – Grupo: Coletiva Flecha Lançada Arte (CE)

Duração: 50min. Livre. Local: Ruas de Guaramiranga 

Dia 16 (Sexta-feira) – 20h – MOSTRA NORDESTE 

Despacho Deferido – Coletivo Pico Preto (BA)

Duração: 30min. 16 anos. Local: Teatro Rachel de Queiroz 

Dia 17 (Sábado) – 18h – MOSTRA PALCO CEARÁ

O Regresso dum Barquinho de Papel – Cangaias Coletivo Teatral (Maracanaú)

Duração: 50min. Livre. Local: Teatro Rachel de Queiroz

Dia 17 (Sábado) – 19h – MOSTRA PALCO CEARÁ

Há uma festa sem começo que não termina com o fim – Grupo: Pavilhão da Magnólia (Fortaleza). Duração: 100min. 16 anos. Local: ETI Professor Júlio Holanda 

SERVIÇO

28º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) – De 10 a 17 de setembro de 2022 em Guaramiranga, Ceará. Dias 10, 11, 15, 16 e 18 em Fortaleza. Toda a programação tem acesso gratuito. Em Guaramiranga, ingressos para os espetáculos de cada dia serão distribuídos a partir das 14h na sede da AGUA, por ordem de chegada. Para turistas e visitantes cada ingresso será trocado por 1Kg de alimento não perecível. Toda a programação pode ser consultada no site e nas redes sociais do FNT: www.fntguaramiranga.com.br e @fntguaramiranga (Instagram e Facebook).