• agosto 17, 2021

Questões sobre as possibilidades do corpo estão em “No’Tro Corpo” nesta terça-feira (17/08) na 7ª Bienal de Dança De Par Em Par

Questões sobre as possibilidades do corpo estão em “No’Tro Corpo” nesta terça-feira (17/08) na 7ª Bienal de Dança De Par Em Par

Que corpo temos? Que corpo nos exigem ter? São questões levantadas em “No’Tro Corpo”, espetáculo que será apresentado nesta terça-feira, às 21h, na  Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par Em Par. A transmissão é ao vivo no canal da Bienal no YouTube, com tradução em libras. 

No’Tro Corpo” (2018) tem como intérprete criador o bailarino João Paulo Lima, doutorando em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa. Lançado em 2018, este trabalho é um ensaio sobre as possibilidades do corpo. As cenas se combinam num entrelaçar das questões que o artista lança a partir de si e dispara como enfrentamento ao público.  

Formado pelo Curso Técnico para Intérpretes Criadores em Dança Contemporânea da Escola Porto Iracema das Artes, João Paulo Lima investiga e escreve sobre processos de dança no qual há uma mescla de corporeidades. É idealizador e produtor da Plataforma de Dança e Acessibilidade da Bienal Internacional de Dança do Ceará. Ministra disciplinas como Pesquisa de corpo para Cena e Performance no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará. 

A VII Bienal de Dança / De Par Em Par é apresentada pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual. Agradecimento: Enel. Apoio: Lei Aldir Blanc (Governo do Estado do Ceará/ Secult-CE, Prefeitura Municipal de Fortaleza/Secultfor, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal), Consulado Geral da França para o Nordeste. Parceria: Quitanda Soluções Criativas. Apoio institucional: Theatro José de Alencar, Porto Dragão e Porto Iracema das Artes. Realização: Indústria da Dança e Proarte.

A transmissão de todos os espetáculos da 7a Bienal De Dança De Par Em Par, que teve início na sexta-feira (13) e segue até domingo (22), acontece ao vivo no canal da Bienal no YouTube, direto dos teatros que sediam esta edição (Theatro José de Alencar e Teatro B. de Paiva, no Porto Dragão). Seguindo os protocolos de biossegurança recomendados pelas autoridades sanitárias, o acesso ao teatro é restrito aos artistas e técnicos envolvidos nas produções, todos devidamente vacinados e/ou submetidos ao teste de RT-PCR (swab). No dia seguinte de cada espetáculo é disponibilizada no canal uma edição em realidade virtual.

Na terça às 18h: Cia Vatá – Companhia de Brincantes Valéria Pinheiro

A programação de terça-feira começa às 18h com “233A 720 KAHLOS”, da Cia Vatá – Companhia de Brincantes Valéria Pinheiro. Este é um dos projetos apresentados nesta edição que foram desenvolvidos no Laboratório de Criação em Dança da Escola Porto Iracema das Artes. “O cheiro da lycra”, de Alysson Amancio Cia de Dança; e “Tudo passa sobre a terra”, de Rosa Primo, que estão na programação de quarta-feira, dia 18;“Fortaleza 2040”, com Andreia Pires,que será apresentado na quinta-feira; e “Corpos embarcados”, da Companhia Barlavento, atração na noite de encerramento, também foram desenvolvidos no Laboratório de Dança. 

PROGRAMAÇÃO ATÉ DOMINGO (22)

Dia 16/08 (segunda)

18h – Cia da Arte Andanças – O tempo da paixão ou ‘o desejo é um lago azul’

21h – Ricardo Guilherme – RamaDança

Dia 17/08 (terça)

18h – Cia Vatá – Companhia de Brincantes Valéria Pinheiro – 233A 720 KAHLOS

21h – João Paulo Lima – No’tro Corpo

Dia 18/08 (quarta)

18h – Alysson Amancio Cia de Dança – O cheiro da lycra

         Companhia da Arte Andanças – Graça

21h – Rosa Primo – Tudo passa sobre a Terra

Dia 19/08 (quinta)

18h – Rosa Primo – Iracema

21h – Andreia Pires – Fortaleza 2040

Dia 20/08 (sexta)

18h – Edmar Cândido – Canil

21h – Zé Viana Junior – CorpoCatimbó

Dia 21/08 (sábado)

18h – Clarissa Costa e Jhon Morais – Felizes para Sempre

21h – Silvia Moura e Ricardo Guilherme – Se ela dança, eu canto

Dia 22/08 (domingo)

8h – Cia Balé Baião – Prelúdios para danças caboclas

21h – Companhia Barlavento – Corpos embarcados

        Grupo Miraíra – Povoado