• janeiro 22, 2018

O que é um “Release”?

Um dos principais trabalhos da assessoria de imprensa é a produção e divulgação de release, que, em linhas breves, é a apresentação formal das informações de  atividades, eventos, marcas ou serviços do cliente.

+ Por que ter uma Assessoria de Imprensa?

A relação da assessoria com os veículos de comunicação (jornais impressos, TV’s, rádios e web) permite que os profissionais dominem as constantes mudanças nas ferramentas jornalísticas. Então quando um cliente quer se comunicar com a imprensa, e consequentemente com seu público, o release tem o objetivo de organizar as informações necessárias para que virem notícia.

Então o release já é a matéria publicada?

Depende. A produção de texto dentro de uma assessoria é um elemento profissional, já que a área compõe o universo do jornalismo em si. Os textos são compostos com o maior número de informações possíveis, e geralmente são filtrados pelas editorias dos jornais, programas e portais.

Basicamente, é jornalista conversando com jornalista, e ambos entendem a melhor forma para o conteúdo. O assessor que explica a ideia de seu cliente, e o editor que adapta as informações de acordo com o foco da empresa que representa – assim como expande a relação com a assessoria que está à disposição de entrevistas ou mais informações.

Mas os releases completos também são divulgados em blogs ou sites online, que optam por replicar todas as informações em seus canais.

Quais informações vão em um release?

Eventos (culturais, financeiros, políticos, etc.), por exemplo, possuem cada vez mais informações para oferecer ao seu público. Programação, participantes, dias, local, horário, preços, logísticas… A lista é imensa. Essas informações são organizadas em diferentes releases que se tornam distintos nos objetivos. Anúncio do evento, destaques confirmados, novidades, dicas, tudo isso pode compor os vários releases a serem divulgados.

Além dos eventos, como quando a assessoria representa uma empresa, tudo que gira em torno pode ser notícia. A visita do presidente a uma feira de negócios, um novo acordo comercial, e até mesmo o movimento interno. O release projeta o acontecimento, fazendo com que a empresa esteja sempre alerta, viva, aos olhos dos jornalistas e de seus leitores.

A convivência da equipe assessora com o cliente permite que exista um diálogo. Entender quais informações devem ser convertidas em release é um exercício profissional que requer experiência de mercado.

E no momento que vivemos, é possível que tudo se transforme do dia para o outro, transformando a assessoria de imprensa em uma dedicação necessariamente diária.