Shopping Benfica lança livro-depoimento de uma mãe sobre o diagnóstico de autismo do filho nesta sexta-feira (17) – Blog Dégagé
Cultura

Shopping Benfica lança livro-depoimento de uma mãe sobre o diagnóstico de autismo do filho nesta sexta-feira (17)

shopping-benfica-lanca-livro-depoimento-de-uma-mae-sobre-o-diagnostico-de-autismo-do-filho-nesta-sexta-feira-17

Preconceitos, tratamento, histórias e relatos do cotidiano de uma mãe sobre o diagnóstico de autismo de seu filho são descritos no livro “O autismo em minha vida: relatos de uma mãe atípica que aprende mais do que ensina”, da editora Premius. De autoria da pedagoga e pós-graduanda em Neuropsicopedagogia, Kátia Miranda. O livro será lançado nesta sexta-feira, dia 17 de junho, às 19h, no Shopping Benfica (2º piso).

Narrado em primeira pessoa, o livro conta diversos momentos de Kátia, de sua história de vida até a chegada de seu filho, que está no Transtorno do Espectro Autista (TEA). A autora também traz assuntos relacionados tanto à questão profissional quanto à busca por tratamentos adequados. “Abordo sobre as dificuldades para descobrir o diagnóstico e terapias adequadas. Há relatos do cotidiano que enfrentamos, do preconceito que está enraizado e do capacitismo em várias situações e em vários ambientes”, comenta.

Ao tornar-se mãe de uma criança autista, a autora Kátia Miranda, graduada em Pedagogia e em Matemática, pós-graduada em Ensino de Matemática e pós-graduanda em Neuropsicopedagogia, deu uma pausa no trabalho que tinha há 9 anos em Itaitinga. Porém, continuou exercendo o ofício da pedagogia com seu filho Oziel, que possui 11 anos de idade. Após sentir e vivenciar muitas situações de preconceito e capacitismo com seu filho, Kátia tornou-se ativista da causa autista, passando a ajudar outras mães e professores por meio de seu aprendizado e trocando experiências.

“A partir da minha experiência, eu busco ajudar outras famílias a aceitarem o diagnóstico, a entender que a criança possui características diferentes, que precisa de adaptações e que é preciso que a gente lute por eles, pois a sociedade, muitas vezes, fecha as portas. Auxilio também a saberem exigir os direitos dos seus filhos, pois quando você sabe dos direitos, consegue ajudar melhor. A inclusão começa na família”, pontua.

Ainda de acordo com a autora, é preciso naturalizar o autismo por ser algo invisível e que, a partir do momento que se tem o diagnóstico, passa a se tornar visível. Assim, é preciso buscar meios para inserir essas pessoas na sociedade, para que elas possam estar em vários ambientes.

Espaço de arte e cultura

O Shopping Benfica reserva, desde sua fundação, em 1999, espaços para a promoção da arte em suas diversas expressões. Dessa forma, o público sempre irá encontrar no local possibilidades de prestigiar, de forma gratuita, exposições de fotografias, pinturas, xilogravuras, esculturas, além de eventos gratuitos de literatura e formação cidadã.

SERVIÇO

Lançamento do livro “O Autismo em minha vida: relatos de uma mãe atípica que aprende mais do que ensina”

Autora: Kátia Miranda

Editora: Premius

Data: 17 de junho (sexta-feira)

Horário: 19 horas

Local: Shopping Benfica (End: Av. Carapinima, 2200 – Benfica – Fortaleza/CE) – Área de Eventos (2º piso).

Valor do livro: R$ 25,00.

0 Comments

Luana Rodrigues

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.