Escritor Sérgio Vaz conversa sobre Literatura e Realidade na segunda-feira (09/maio) – Blog Dégagé
Cultura, Dega News

Escritor Sérgio Vaz conversa sobre Literatura e Realidade na segunda-feira (09/maio)

escritor-sergio-vaz-conversa-sobre-literatura-e-realidade-na-segunda-feira-09-maio

O escritor Sérgio Vaz é o próximo convidado do Diálogos Contemporâneos, projeto literário realizado pela Associação dos Amigos do Cinema e da Cultura (AACIC). Ele profere conferência com tema “Literatura e Realidade” na segunda-feira, 09 de maio, às 19h, no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A entrada é gratuita, por ordem de chegada.

Poeta e agitador cultural, autor de oito livros, Sérgio Vaz é cofundador do Sarau da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), que ajudou a deflagrar a literatura periférica em São Paulo. Foi eleito pela revista Época em 2009 um dos 100 brasileiros mais importantes do País.

Sobre o tema da conferência – Do hip-hop às publicações poéticas, do funk aos saraus, a cultura que vem da periferia afirma seus valores e sua identidade com novas expressões artísticas e narrativas literárias. Compreender as realidades de favelas, de bairros e de comunidades excluídas e marginalizadas economicamente demanda conhecer de perto essas expressões que não estão na grande mídia nem no show business.

A conferência de Sérgio Vaz será mediada por Tuyra Andrade, professora de Português na rede pública estadual do Ceará e criadora do projeto escolar de Literatura Marginal e Música (2017-2020), com foco na valorização das escritas marginalizadas, das produções culturais periféricas e dos ritmos reggae, rap e funk.

O PROJETO DIÁLOGOS CONTEMPORÂNEOS

Com a participação de algumas das maiores referências da literatura brasileira da atualidade, em conferências para pensar o contemporâneo a partir de suas obras literárias, o projeto literário Diálogos Contemporâneos teve início em Fortaleza no dia 18 de abril e segue até o dia 17 de maio com atividades semanais. Já participaram os escritores Mary Del Priore, Mário Magalhães, Tony Bellotto, Preta Ferreira e Viviane Mosé.  

PRÓXIMAS CONFERÊNCIAS – Depois de Sérgio Vaz, os convidados do projeto na semana seguinte são: Fabrício Carpinejar (dia 16/05), que traz o tema “O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens”; e Ailton Krenak (dia 17/05), sobre “A cultura do descarte: sociedade de consumo, meio ambiente e o futuro da humanidade”. Todas as conferências têm transmissão ao vivo no canal da AACIC no YouTube: https://www.youtube.com/aacic.

NAS ESCOLAS – Como uma ação de formação de leitores do projeto Diálogos Contemporâneos, grupos de alunos de oito escolas públicas estão estudando um livro de um dos oito escritores convidados do projeto em Fortaleza. São 30 alunos de cada escola. Juntos, conhecem a obra do escritor e se aprofundam em um de seus livros. Alunos da EEMTI Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco estudaram “Literatura, Pão e Poesia”, de Sérgio Vaz.

O Projeto Literário Diálogos Contemporâneos é uma realização da Associação Amigos do Cinema e da Cultura com recursos de Emenda Parlamentar de execução obrigatória destacada à Secretaria Especial da Cultura, do Ministério do Turismo.  Apoio institucional: Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE).

PRÓXIMAS CONFERÊNCIAS

09/05 (segunda), 19h – Com Sérgio Vaz e mediação de Tuyra Andrade

Tema: Literatura e realidade

16/05 (segunda), 19h – Com Fabrício Carpinejar e mediação de Anna K. Lima

Tema: O envelhecimento e o espaço social dos que não são mais jovens

17/05 (terça), 19h – Com Ailton Krenak e mediação de Talles Azigon

Tema: A cultura do descarte: sociedade de consumo, meio ambiente e o futuro da humanidade

PROTOCOLO DE ACESSO – Para ter acesso à programação presencial no Cineteatro São Luiz será exigida a apresentação do passaporte vacinal com as três doses ou dose de reforço (até 6 meses da aplicação da vacina de dose única) para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, acompanhado de documento oficial com foto.

SERVIÇO

Projeto Literário Diálogos Contemporâneos – Entre 18 de abril e 17 de maio de 2022, às 19h, no Cineteatro São Luiz (Rua Major Facundo, 500 – Centro, Fortaleza/CE). Acesso gratuito, por ordem de chegada (sem retirada de ingresso). Informações:

Site: https://aacic.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/amigoscult/

Twitter: https://twitter.com/amigoscult/

YouTube: https://www.youtube.com/aacic

0 Comments

Sônia Lage

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.