Arte Urgente abre inscrições nesta sexta-feira (07 de maio) para cursos livres gratuitos direcionados a gestores e produtores culturais – Blog Dégagé
Cultura

Arte Urgente abre inscrições nesta sexta-feira (07 de maio) para cursos livres gratuitos direcionados a gestores e produtores culturais

arte-urgente-abre-inscricoes-nesta-sexta-feira-07-de-maio-para-cursos-livres-gratuitos-direcionados-a-gestores-e-produtores-culturais

Os cursos fazem parte da ação Agência de Futuros, que tem como objetivo fortalecer e qualificar iniciativas do campo cultural. Não há limite de vagas! Inscrições através do site www.arteurgente.com.br

Gestores culturais, produtores, grupos e coletivos de cultura e arte têm a oportunidade de potencializar os seus conhecimentos sobre Prestação de contas, Mapa Cultural, Captação de recursos e Elaboração de projetos. Esses são os temas dos quatro primeiros cursos livres gratuitos da Agência de Futuros, ação do projeto Arte Urgente, organizado pelo Instituto BR e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SecultCE) por meio da Lei Aldir Blanc no Ceará. As inscrições começam nesta sexta-feira, dia 07 de maio, e seguem até segunda-feira, dia 10, exclusivamente pelo site do Arte Urgente (www.arteurgente.com.br).

Essa é a primeira turma dos cursos livres que a ação Agência de Futuros vai ofertar aos profissionais da arte e da cultura. A ação vai realizar ao todo, 20 cursos e 12 palestras, das quais, oito de Economia e Artes e quatro na área do Direito Cultural, que serão realizadas em parceria com o Instituto Brasileiro de Direitos Culturais (IBDCult). O objetivo é fortalecer e qualificar iniciativas do campo cultural dando suporte técnico e de gestão.

PRIMEIRA TURMA

Os cursos ocorrerão de forma online. Dos quatro cursos, três ocorrerão de 12 a 14 de maio. São eles: “Prestação de contas com base nos parâmetros da lei Aldir Blanc”, que ocorrerá das 8h às 12h, ministrado pelo advogado e gestor cultural Pedro Igor Pimentel; “Mapa Cultural do Ceará e ferramentas associadas”, das 13h às 17h, com Daniel Leão, captador de recursos e gestor de projetos nas áreas Cultural, Meio Ambiente, Esporte e Social; e “Elaboração de projetos culturais”, das 17h30 às 21h30, com a produtora e gestora cultural, Nádia Sousa. O curso “Introdução à Captação de recursos” será realizado nos dias 13 e 14 de maio, das 13h às 17h, e no dia 15 de maio, das 8h às 12h, ministrado pela jornalista Beatriz Gurgel, com atuação em diversos projetos sociais e culturais.

O Arte Urgente é resultado de ação da Lei Aldir Blanc no Ceará. Conta com a Realização do Instituto BR, da Quitanda Soluções Criativas e dos Laboratórios Culturais, em colaboração com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult); Produção Executiva da Cinco Elementos Produções e Marco Zero; e Apoio Institucional do Porto Dragão por meio do Instituto Dragão do Mar e da Universidade Estadual do Ceará (UECE); Apoio: Lei Aldir Blanc, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura, Governo Federal.

CURSOS E FACILITADORES

Prestação de contas com base nos parâmetros da lei Aldir Blanc – Serão abordados os seguintes pontos: o que é prestação de contas; quem presta contas a quem; composição da prestação de contas na Lei Aldir Blanc, prazo para prestação de contas; Inciso II e Inciso III; análise da prestação de contas; adimplência, inadimplência e sanções.

Pedro Igor Pimentel – Advogado e gestor cultural. Atualmente, coordena a casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, equipamento cultural e escritório regional da Secult Ceará no Sertão Central. Membro da Academia Quixeramobinense de Letras, Ciências e Artes e do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Quixeramobim. Escreve publicações nas áreas da Cultura e do Direito do Consumidor.

Mapa Cultural do Ceará e ferramentas associadas – O curso abordará o uso da ferramenta na organização de portfólio, manutenção das inscrições, publicação de agendas e oportunidades do coletivo, entre outros tópicos.

Daniel Leão – Captador de recursos e gestor de projetos nas áreas Cultural, Meio Ambiente, Esporte e Social. Atua também com gestão de projetos de implantação de sistemas nas áreas de Saúde Pública e também Cultural. Consultor autônomo contratado pela Secult Ceará para apoiar o projeto de implantação do Mapa Cultural do Ceará e dar suporte em diversas questões da lei Aldir Blanc no estado.

Elaboração de projetos culturais – O curso tem como foco a apresentação de metodologias de planejamento e elaboração de Projetos Culturais para diferentes editais de fomento à cultura, apresentando as diferentes fases de um projeto.

Nádia Sousa – Consultora, coordenadora e avaliadora de diversos projetos e editais artísticos/culturais em âmbito municipal, estadual e federal, além de ter atuado como professora de Elaboração de Projetos para diversos equipamentos culturais do estado do Ceará e de outros estados. Atua como produtora e gestora cultural, tendo como destaque a elaboração, acompanhamento e gestão de diversas ações culturais, em diferentes linguagens artísticas, para instituições governamentais e não governamentais. Atualmente Nádia é gestora da Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas e do espaço cultural Bruta Flor – Arte e Invenção.

Introdução à Captação de recursos – A captação de recursos (financeira e material) é um instrumento essencial para a sustentabilidade de um projeto ou instituição. Por isso, nesta formação será abordado sobre: Contexto da Captação; Planejamento Estratégico da Captação; Planejamento Jurídico da Captação; Comunicação em Captação; Formas de Captação; Tendências de Captação; Editais; Incentivos Fiscais Pessoa Jurídica; Incentivos Fiscais Pessoa Física; Produção de Receita; Recurso Internacional; Captação Digital; e Plano de Captação.

Beatriz Gurgel – Jornalista, especialista em Teoria da Comunicação (UFC) e mestre em Ajuda Humanitária Internacional pela Universidade de Deusto, Espanha. Dentre suas experiências, estão trabalhos em ONGs como UNICEF, ABONG/Ceará, EUBRA – Euro-Brazilian Sustainable Development Council e a Central Única das Favelas – CUFA/Ceará, na Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado e no desenvolvimento de Projetos Sociais e Culturais da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). É fundadora da Ação Humanitária Assessoria e Consultoria que atua na representação (RP) e mobilização de recursos para projetos culturais e sociais. É filiada à Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) e atualmente desenvolve um importante trabalho de atração de orçamentos de patrocínio e doação para projetos do Estado do Ceará.

SERVIÇO

Arte Urgente [Agências de Futuro] – Inscrições abertas de 7 a 10 de maio para os cursos livres:

Prestação de Contas com Base nos parâmetros da lei Aldir Blanc – De 12 a 14 de maio, das 8h às 12h, com Pedro Igor Pimentel.

Mapa Cultural do Ceará e ferramentas associadas – De 12 a 14 de maio, das 13h às 17h, com Daniel Leão.

Elaboração de projetos culturais – De 12 a 14 de maio, das 17h30 às 21h30, com a produtora e gestora cultural, Nádia Sousa.

Introdução à Captação de recursos – Dias 13 e 14 de maio, das 13h às 17h, e no dia 15 de maio, das 8h às 12h, com a jornalista Beatriz Gurgel.

Inscrições e informações através do site: www.arteurgente.com.br. Redes sociais: Instagram: @arteurgente.labs | Fabecook: Arte Urgente.  

0 Comments

Luana Rodrigues

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*