Começa nesta quarta-feira (23) o 12° Festival de Dança do Litoral Oeste – Blog Dégagé
Cultura

Começa nesta quarta-feira (23) o 12° Festival de Dança do Litoral Oeste

comeca-nesta-quarta-feira-23-o-12-festival-de-danca-do-litoral-oeste

A rede foi lançada e a partir desta quarta-feira, dia 23 de setembro, às 20h, entra no YouTube, no canal do Festival de Dança do Litoral Oeste, a exibição que abre a 12ª edição do evento. Realizado tradicionalmente em Itapipoca, Paracuru e Trairi, importantes cidades-polo da dança do Ceará, o festival este ano acontece reformatado, totalmente online, evitando aglomerações em virtude da necessidade de isolamento social provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Com o tema “Redes para dançar”, a 12ª edição acontece de 23 de setembro a 03 de outubro, e encerramento no dia 09, com um Programa Live direto da Escola de Dança de Paracuru. Na abertura será exibido o documentário sobre a edição de 2019, que foi realizada em Itapipoca, entre julho e agosto de 2019. Com cerca de 10 minutos de duração, o vídeo apresenta trechos de apresentações e depoimentos de nomes que participaram do evento, como Isabel Marques, diretora da Caleidos Cia de Dança (SP), e Carlos Antônio dos Santos, diretor do grupo N. Infinito (CE).

Conversa ao pôr-do-sol

No dia seguinte, 24, às 16h, o bailarino e coreógrafo Gerson Moreno, diretor da Cia Balé Baião, de Itapipoca, e um dos curadores do festival, abre a programação “Conversa ao pôr-do-sol”, que acontecerá diariamente, até o dia 03 de outubro, com a companhia de dança que teve espetáculo exibido no YouTube do festival na noite anterior e um mediador convidado, para dialogar sobre a história, a pesquisa, o processo e os desafios da companhia. A conversa com Gerson Moreno será sobre a edição de 2019 do festival.

Nos próximos dias, a Conversa ao pôr-do-sol terá como mediadores Cláudia Pires (Fortaleza), Rafaela Lima (Itapipoca), Izabel Gurgel (Fortaleza), Andrea Bardawil (Fortaleza), Luís Alexandre (Fortaleza), Ernesto Gadelha (Fortaleza), Zé Viana Júnior (Salvador/Itapipoca), Fauller (Fortaleza) e Jorge Luiz (Fortaleza). As conversas acontecerão sempre das 16h às 18h, por meio do Google Meet, com transmissão pelo canal do festival no YouTube. O link de cada encontro no Google Meet será gerado meia hora antes e compartilhado pelas redes do evento.

Espetáculos às 20h

Todas as noites, até o dia 02 de outubro, sempre às 20h, o público poderá conferir no YouTube do festival espetáculos de companhias cearenses de reconhecido trabalho na cena da dança. São eles:  “Parabach” com Paracuru Cia de Dança (Paracuru/CE), “Yugo” com Daniela Yara Cantillo Castrillon (Colômbia/Fortaleza – CE), “O tempo da paixão, ou o Desejo é um Lago Azul” com Cia da Arte Andanças (Fortaleza -CE), “Estado de luta” com Cia Balé Baião (Itapipoca – CE), “Entarde’Sendo” com Ângelo William (Fortaleza – CE), “Sylvia – A Ninfa de Diana” com Centro de Ballet Clássico Mônica Luiza (Fortaleza – CE), “Caiçaras” com Arreios Cia de Dança (Trairi – CE), “O que deságua em mim” com Cia Alysson Amancio (Juazeiro do Norte – CE) e “Benção” com Grupo de Dança Rede Cuca Mondubim (Fortaleza/CE).

Programa Live no dia 09

No dia 09 de outubro, um Programa Live direto da Escola de Dança do Paracuru encerra a 12ª edição do Festival de Dança do Litoral Oeste, com transmissão pelo YouTube. No palco da escola, apresentação de um duo e dois solos de companhias das três cidades que são os pilares do festival. Os espetáculos são: “Entre pontos riscados“, Duo da Cia Balé Baião (Itapipoca – CE), “Caso por acaso”, Solo da Arreio Cia de Dança (Trairi – CE), e “Para que eu não esqueça”, Solo da Paracuru Cia de Dança (Paracucu – CE). “Samba pro seu Zé” encerra a edição com música.

O Festival de Dança do Litoral Oeste 2020 é uma realização da Associação de Artes Cênicas de Itapipoca (AARTI), Associação Dança Arte e Ação, de Paracuru, e Associação de Dança Arreios, de Trairi, com a consultoria executiva da Quitanda das Artes. Tem o apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Lei Estadual Nº 13.811). Coprodução: WM Cultural. Agradecimentos: Enel.

SERVIÇO

12° Festival de Dança do Litoral Oeste – De 23 de setembro a 09 de outubro de 2020 com exibição de espetáculos pelo canal do evento do Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCGcb5WrsdZvJ3wkY2zFr8pw) e Conversa ao pôr-do-sol via Google Meet com transmissão no YouTube. Informações no Facebook: https://www.facebook.com/dancalitoraloeste/

0 Comments

Luana Rodrigues

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*