Na Terra do Sol, brilha o varejo – Blog Dégagé
Artigos

Na Terra do Sol, brilha o varejo

na-terra-do-sol-brilha-o-varejo

Fortaleza se prepara para a retomada do turismo. Vai fazê-lo com esmero porque somos um dos principais pontos turísticos do Brasil e do mundo, pela beleza natural. Sol praticamente o ano todo, praias que convidam à prática de uma atividade determinante para a economia. Temos ainda serras e sertão, um povo acolhedor. Temos fibra, história. Temos uma administração que transforma potenciais em oportunidade de desenvolvimento sustentável.

O varejo tem aí papel fundamental. A relação direta com o cotidiano das pessoas é uma de suas principais características. Ao promover a satisfação do consumidor em relação aos bens e serviços de que necessita, completa o círculo virtuoso. A chegada do turista estimula o emprego em hotéis e pousadas, restaurantes, agências de viagem; anima fornecedores, empresas de transporte, o comércio de bens e serviços; melhora o equilíbrio regional. Põe o Estado e a Capital em alto relevo.

A pujança do varejo? Em 2017, o município apresentou em seu PIB a maior participação do setor de serviços, com predominância da atividade de comércio (86,18%). Contribuíram para tanto as atividades relacionadas ao Turismo, como alojamento, alimentação, transportes, serviços de recreação, esportes, lazer e o próprio comércio.

Esse incremento dá-se, especialmente, em função da revitalização do Aeroporto de Fortaleza, que coloca o Ceará em patamar internacional, consolidando nossa cidade como um grande hub aéreo, significando garantia de melhores condições de acolhimento aos passageiros.

Os rumos do Brasil, principalmente de Fortaleza, apontavam que 2020 seria promissor, considerando que em 2019 o País elevou em 2,6% o índice de atividade turística; o Ceará foi o primeiro em crescimento, com 5,4%. A pandemia retraiu o setor, que tem boas perspectivas quanto ao retorno à normalidade.

Muitos brasileiros já iniciaram os planos de viajar ainda este ano. E Fortaleza aparece numa pesquisa da plataforma Hoteis.com como o segundo destino mais citado pelos brasileiros que gostariam de viajar após o final completo das medidas de restrição. Afinal, somos a Terra do Sol, com a luz do varejo. 

Assis Cavalcante, presidente da CDL de Fortaleza

0 Comments
Tags: ,

Luana Rodrigues

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*