O futuro das MPEs é tema do primeiro encontro do setor – Blog Dégagé
Comércio

O futuro das MPEs é tema do primeiro encontro do setor

o-futuro-das-mpes-e-tema-do-primeiro-encontro-do-setor

O 1º Emampe – Encontro Metropolitano de Gestores de Associações e Grupos Produtivos de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais, iniciado na manhã desta quinta-feira (30), na Casa de José de Alencar, segue até esta sexta-feira (31) com debates sobre oportunidades de crescimento a partir do associativismo, da melhoria da gestão financeira e da qualificação profissional.

Na abertura, foi assinado o Projeto Associativismo 4.0 com a Confederação Nacional das MPEs e MEIs – CONAMPE, a Federação das MPEs do Ceará – FAMPEC e o SEBRAE, para ampliar as ações de melhoria do setor com qualificação para a cooperação entre gestores da área.

A representante do Ministério da Economia, subsecretária de Micro e Pequenas Empresas, Antônia Tallarida, colocou para o público a realidade do setor que é responsável por 98% dos CNPJs no Brasil e emprega 52% dos trabalhadores formais, porém, ainda não passa de 10% da produtividade nacional, ficando, por exemplo, em 124° lugar no ranking de facilidade em fazer negócios do Banco Mundial. “Sabemos as dores dos grupos produtivos locais e os desafios para começar um negócio no Brasil. A política nacional visa garantir o crescimento desse setor com políticas de facilitação de crédito”, ressalta.

O Brasil não atinge os primeiros 50 lugares em nenhuma categoria, segundo dados do Banco Mundial, entre 190 países participantes do Relatório Doing Business. “O Emampe foi construído para que as associações e os empreendedores entendam os desafios e possam se fortalecer para ativar um crescimento que é possível para o setor. Até amanhã estaremos empenhados em debater e construir um ambiente favorável para isso”, enfatiza Edivaldo Nunes, presidente da Fampec.

Além do Governo Federal, estiveram presentes nesse primeiro dia representantes do BNB, Sebrae, associações e empresas debatendo acesso à credito, gestão das empresas e melhorias na produtividade. O encontro segue até esta sexta-feira e convida o público para participar.

0 Comments

Luana Rodrigues

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*