21º Festival Jazz & Blues inicia venda de ingressos das sessões “Show das Nove”, de 22 a 24 de fevereiro em Guaramiranga – Blog Dégagé
Dega News

21º Festival Jazz & Blues inicia venda de ingressos das sessões “Show das Nove”, de 22 a 24 de fevereiro em Guaramiranga

21o-festival-jazz-blues-inicia-venda-de-ingressos-das-sessoes-show-das-nove-de-22-a-24-de-fevereiro-em-guaramiranga

Já estão à venda no site da Bilheteria Virtual os ingressos para parte da programação do 21º Festival Jazz & Blues em Guaramiranga, que acontece de 22 a 29 de fevereiro na cidade serrana e também em Aquiraz, Fortaleza e Maracanaú. As sessões com venda de ingressos iniciada são do “Show das Nove”, que tem como atrações Nando Cordel no dia 22, Trio Corrente no dia 23 e o duo Zélia Duncan e Jaques Morelenbaum no dia 24, às 21 horas, na Cidade Jazz & Blues, estrutura erguida anualmente pelo Festival.

Em Guaramiranga, no dia 25, terça-feira de Carnaval, a programação é diferente com a Maratona Jazz & Blues, uma festa aberta, gratuita, a partir das 16h30, com quatro shows seguidos, encerrando a etapa serrana desta edição. O início da venda de ingressos para as apresentações dos dias 27 no Cineteatro São Luiz e 29 no Theatro José de Alencar, em Fortaleza, será anunciado em breve no site e nas redes sociais do Festival. Os demais espetáculos, ensaios abertos, bate-papos e oficinas nas quatro cidades têm acesso gratuito.

AS ATRAÇÕES DO “SHOW DAS NOVE”

Com mais de mil gravações de músicas de sua autoria, o que o torna um dos compositores brasileiros mais prolíficos em registros de sua obra, Nando Cordel, que também tem projetos de música instrumental e para meditação, lançou nada menos que 25 CDs e teve canções gravadas por nomes como Chico Buarque, Fagner, Maria Bethânia, Elba Ramalho, Zizi Possi, Emílio Santiago, Fafá de Belém, Martinho da Vila e Amelinha, além do grande parceiro Dominguinhos. Um trabalho que sempre se destacou também de forma viva, no palco, em inúmeros shows no Brasil e no exterior. No Festival Jazz & Blues apresenta o show “Aconchego”.

“Minha relação com o Ceará vem desde o comecinho da minha carreira. Meu primeiro grande sucesso foi com Amelinha. Também toquei muito no Interior do Ceará todinho, Barbalha, Juazeiro, Crato, Iguatu. Depois Fagner estourou com ‘Estrela da manhã’. Depois Amelinha de novo com ‘Doido pra te amar’, que entrou pra trilha da novela ‘Tieta’… Foi um sucesso atrás do outro, só com cearense”, destaca Nando Cordel. “Aí me entrosei muito pelo Ceará, fiquei muito tempo. Aí Adelson Viana entrou na minha vida, como amigo e músico, e Waldonys, pela relação com Dominguinhos”, acrescenta, citando outros grandes parceiros de nosso Estado. “Tenho sempre dito que a música de qualidade está voltando”.

Trio Corrente, formado porFábio Torres (piano), Paulo Paulelli (contrabaixo) e Edu Ribeiro (bateria), retorna a Guaramiranga celebrando duas efemérides muito especiais. Primeiramente, os 20 anos de atividades do grupo, que ao longo dessa trajetória lançou seis discos e conquistou muitos aplausos, não somente pela excelência de cada um de seus integrantes, mas sobretudo pela nova linguagem de arranjo que, unidos, vêm ajudando a construir. A volta ao Festival Jazz & Blues também marca os 10 anos de um dos momentos mais importantes para a ampliação do público e da visibilidade do Trio Corrente, em escala internacional. Em 2010, o clarinetista e saxofonista cubano Paquito D´Rivera aportava na pequena cidade serrana cearense para tocar com o Trio Corrente.

Do “ensaio de boca” na pousada para o palco do festival, a música aconteceu. A união entre o grande jazzista radicado na Europa e o trio brasileiro deu tão certo que gerou o disco Song for Maura. E o disco foi contemplado com o Grammy e o Grammy Latino, retribuição justa à inspiração desse encontro de mestres. Desde então o Trio segue buscando novas possibilidades sonoras, viajando por Ásia, Europa, África, América Latina, equilibrando repertório autoral a releituras instrumentais de grandes clássicos da canção brasileira.

O show “Invento +” reúne uma das mais aplaudidas cantoras e compositoras brasileiras a um instrumentista referencial em inúmeros shows e discos que marcaram época, fizeram história. O duo de Zélia Duncan e Jaques Morelenbaum foipremiado pelo disco de mesmo nome, ousado e corajoso projeto dedicado à música de Milton Nascimento e parceiros. O espetáculo, que teve plateias lotadas Brasil afora, já havia tido sua turnê encerrada. Atendendo ao convite do Festival Jazz & Blues, Zélia e Jaques subirão ao palco novamente com estas certas canções. Um presente para o público desta edição.

Zélia Duncan ganhou, com o disco Invento +, o prêmio de Melhor Cantora na categoria MPB na 29ª edição do Prêmio da Música Brasileira. Os méritos da intérprete nesse álbum em que se mostra apurada, concisa, detalhista, cheia de alma, expressão e sentimento ao guiar o ouvinte por reinvenções de algumas das mais consagradas criações de Milton e parceiros se soma à ourivesaria de Jaques Morelenbaum esculpindo novas melodias, linhas de baixo, levadas rítmicas, efeitos percussivos, frases e riffs com e sem arco, preenchendo espaços, mas jogando também com o silêncio, como que a demonstrar todas as possibilidades do violoncelo.  Voz e cello, ambos instrumentos se lançando ao desafio, ao incerto e ao aplauso. Um duo. Indivisível.

Apresentado pelo Ministério da Cidadania e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, com apoio institucional do Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Instituto Dragão do Mar, Instituto Federal do Ceará, Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Prefeitura Municipal de Aquiraz e TV Ceará, o 21º Festival Jazz & Blues tem como patrocinadores o Banco do Nordeste do Brasil, a Cagece e a Cegás. Agradecimento: Enel. Apoio cultural: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Casa Pio, Funarte, Ibermúsicas e Mercadinho São Luiz. Realização: Ministério da Cidadania/Secretaria Especial da Cultura e Via de Comunicação e Cultura.

0 Comments
Tags: , ,

Luana Rodrigues

Reply your comment

Your email address will not be published. Required fields are marked*